Pesquisadores da área de psicologia da Northwestern University, nos Estados Unidos, descobriram que bebês de 3 a 4 meses de idade já conseguem identificar padrões visuais. Até então, essa aptidão era desconhecida para a ciência, que já sabia da habilidade dos bebês de reconhecer padrões auditivos.
A diferença é que distinguir padrões sonoros tem a ver com tempo: basta ouvi-los, em sequência, repetidamente. Já com os padrões visuais, o aprendizado acontece com estímulos diferentes.
No experimento, os bebês observaram sequências de imagens – no caso, cachorros de duas raças distintas, em sequência A-B-A e depois A-A-B. Só foi possível notar a compreensão do padrão quando as imagens foram mostradas em conjunto, globalmente. Ou seja: distinguir padrões visuais tem a ver com espaço, e não tempo, concluíram os cientistas.
A questão é mais importante do que parece. Reconhecer não apenas objetos e eventos, mas a relação entre eles – os padrões – pode definir a nossa sobrevivência. A forma como nós humanos entendemos esses padrões é totalmente abstrata, e um sinal da maneira como trabalhamos percepções e cognições.
Isso quer dizer que mesmo antes de aprender a sentar ou rolar, bebês tão novos já são capazes de captar sutilezas do mundo ao redor deles. Curioso, não?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Desenvolvimento/noticia/2018/10/criancas-sao-capazes-de-identificar-padroes-de-imagens-aos-3-meses-mostra-pesquisa.html