Quando acontece: Desde os 6 anos, a criança deve aprender quais são as precauções necessárias ao andar na rua sozinha. Com 7 anos, você pode soltar a mão e atravessar ao lado dela. Aos 10 ela já tem responsabilidade e consciência dos cuidados.
Como estimular: O ensinamento deve ser gradativo, não há pressa em forçar esse passo. Seu filho vai demonstrar quando estiver seguro, mas é importante falar sobre os riscos sem assustá-lo, focando no comportamento que ele precisa ter.
Desafios: A maioria das crianças não tem noção do perigo, mas também pode acontecer de seu filho ficar com muito medo e não querer se arriscar a atravessar a rua sozinho.
Como superar: Mostre que está tudo bem e estimule-o a enfrentar o medo junto com você. Os temores são importantes para a aprendizagem do autocuidado e o problema não está no receio em si, mas na dificuldade de saber usar o medo como forma de proteção. Se achar necessário, converse com um psicólogo sobre o assunto.
+ Meu filho nunca quer ir embora da casa do amigo. O que fazer?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2018/07/primeiras-conquistas-quando-seu-filho-vai-atravessar-rua-sem-dar-maos.html