
Gostaria de saber que alimentos são indicados para as mães que amamentam. É verdade que alguns podem causar cólicas no bebê?
Fabiana Spinetti, via Instagram
– As mulheres lactantes (isto é, que estão na fase do aleitamento) devem comer de tudo um pouco. Quanto mais equilibrado o cardápio, melhor. E a prioridade, como sempre, são os alimentos naturais. Ou seja, legumes, verduras, cereais, frutas e proteínas. Já as comidas processadas têm de ser evitadas, não apenas porque são pobres em nutrientes, como por causa do excesso de gordura, açúcar, sal e conservantes.
Aquela história de que é preciso tomar cerveja preta ou comer canjica durante a amamentação é crendice. Bebidas alcoólicas, sejam quais forem, fazem mal para a mãe e para o pequeno. Lembre-se de que elas podem chegar a ele por meio do leite. Já o doce de milho, ainda que não faça mal, não tem nenhum benefício comprovado.
Certos alimentos, como embutidos e leguminosas (feijão, lentilha etc.) podem causar cólicas no recém-nascido, dizem algumas mães. Mais uma vez, não há provas científicas disso. Sendo assim, o principal é observar o bebê. Se perceber que ele manifestou algum desconforto depois de você comer algum alimento diferente, talvez seja o caso de evitá-lo.
Vale destacar que ao produzir leite materno, o organismo gasta até 500 calorias ao dia. Como a natureza é sábia, sempre dá um jeito de “fabricar” um produto adequado para o bebê, nem que para isso tenha de roubar nutrientes do corpo da mãe. O que só aumenta a importância de ela estar bem alimentada nessa fase.


Liliane Oppermann é nutróloga, diretora da clínica e Spa Opper Life (SP) e mãe de luiza, 15, livia, 6, e lara, 5. também é autora de mind detox. mande sua dúvida para: crescer@edglobo.com.br

Gosta do conteúdo da CRESCER? Então, não perca mais tempo e baixe o app da Globo Mais para ver nossas reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode ler todas as matérias da revista, por R$ 4,90, através do app da CRESCER.

from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Dra-Liliane-Oppermann/noticia/2018/07/o-que-mae-pode-comer-para-evitar-colicas-no-bebe.html