Até quando a criança pode chupar chupeta? E a quem cabe essa decisão? Alguns especialistas defendem o uso do bico artificial só até os seis primeiros meses de vida, enquanto outros falam que o hábito é aceitável até no máximo os 2 anos. É certo que a chupeta pode, sim, acalmar o bebê, mas o uso prolongado pode trazer problemas na dentição, na respiração e até na socialização das crianças. Por isso mesmo, essa transição deve ser feita de forma gradual e bastante tranquila. Mas isso não significa que se trata de um processo fácil.
Em depoimento ao fórum online Mumsnet, uma mãe identificada como "Emsmomma" contou como ela se sente constrangida pelos julgamentos que recebe ao permitir que a filha ainda use chupeta aos 2 anos e meio de idade. Esses julgamentos, segundo ela, partem de desconhecidos e até de membros da própria família. "Minha mãe se recusa a falar com a minha filha se ela estiver de chupeta. Uma vez ela ainda tirou a chupeta da boca da pequena e disse que ela 'não precisa daquela coisa suja'", escreveu. Confira o depoimento:
"Acho, realmente, que minha filha de dois anos e meio e eu estamos sendo julgadas. Ela não é dependente da chupeta e eu não me importo que ela a use, mas sinto que os julgamentos têm sido mais frequentes e isso está fazendo com que eu me sinta constrangida por deixar que ela tenha esse hábito. Minha mãe (...) se recusa a falar com a minha filha se ela estiver de chupeta. Uma vez ela ainda tirou a chupeta da boca da pequena e disse que ela 'não precisa daquela coisa suja'.
Nos últimos dois dias, porém, dois funcionários da creche também comentaram. Para contextualizar, às vezes ela vai de chupeta até a escola, mas guardamos na bolsa assim que chegamos lá. Ela não usa mais durante o dia, mas assim que vou buscá-la na creche, pega a chupeta da mochila. Ela usa no carro, na viagem de 5 minutos até a nossa casa e, em seguida, não usa até a hora de dormir. Ontem de manhã, um funcionário do berçário abriu a porta e disse 'Ah, por que você tem uma chupeta? Você é uma menina grande e não precisa disso'. (...) Eu só respondi com 'Ela usa chupeta, sim, e está tudo bem'.
Sei que esse meu sentimento provavelmente está vindo dos comentários da minha mãe, mas eu não entendo uma coisa: como você envergonha uma pessoa e fica por isso mesmo? Só minha filha, seu pai e eu podemos decidir quando ela vai parar de usar chupeta. Nós estamos pensando em fazer isso no Natal, porque agora ela acabou de fazer a transição para uma cama maior, está aprendendo a usar o penico e eu não quero que as coisas aconteçam todas de uma vez."
Gosta do conteúdo da CRESCER? Então, não perca mais tempo e baixe o app da Globo Mais para ver nossas reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode ler todas as matérias da revista, por R$ 4,90, através do app da CRESCER.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2018/07/so-minha-filha-e-eu-podemos-decidir-quando-ela-vai-parar-de-usar-chupeta.html