Thursday, July 12, 2018

Mamaço acontece em Santo André (SP) após mãe ser impedida de amamentar em terminal de ônibus

Mamaço em Santo André no Terminal Vila Luzita nesta quinta-feira (12) (Foto: Reprodução/Facebook)

 

Nesta quinta-feira (12), foi organizado um mamaço no Terminal Vila Luzita, em Santo André (SP). O protesto aconteceu porque Thais Magalhães, mãe de um bebê de 1 mês, teria sido impedida de amamentar seu filho de apenas 1 mês, por funcionários da empresa concessionária Suzantur. Em relato publicado no Facebook, a irmã dela, Janaina Santina, manifestou sua indignação, o que levou outras mães do ABC paulista a organizarem a manifestação.

"Minha irmã estava essa manhã no terminal Vila Luzita em Santo André esperando o ônibus a caminho da minha casa, quando foi amamentar seu bebê de 1 mês de vida. Dois passageiros que aguardavam o ônibus ficaram olhando. Alguns minutos depois três funcionários do terminal a abordaram e disseram que ela não podia tirar o peito e amamentar no local", escreveu Janaina na terça-feira (10).

Ainda segundo ela, diante da insistência da mãe, os funcionários teriam justificado que essa seria uma norma da empresa, atentado violento ao pudor e que chamariam a polícia, caso ela continuasse a amamentar. Eles também teriam se recusado a revelar seus nomes. A Suzantur, responsável pelo terminal, afirma que essa não é a política da empresa e que nada foi encontrado no sistema de monitoramento interno.

Vale lembrar que, desde 2016, o direito de amamentar em estabelecimentos de uso coletivo, público ou privado passou a ser garantido por lei no estado de São Paulo. A desobediência pode gerar uma multa no valor de 24 unidades fiscais do Estado de São Paulo, que equivalem a R$ 510. Em caso de reincidência, o custo dobra.

Mães do ABC paulista organizaram o mamaço (Foto: Reprodução/Facebook)

 

"Todos os colaboradores do terminal foram convocados afim de tentar elucidar o fato, assim como motoristas, cobradores e fiscais de linha que estavam no local na data em questão, indagados a respeito do assunto, relataram que nada ocorreu, não presenciaram nenhuma ação semelhante ao fato narrado", afirmaram, em nota à imprensa. A Prefeitura de Santo André garantiu que considera inaceitável qualquer restrição ao direito da amamentação e que está acompanhando o caso, para que as devidas penalidades sejam aplicadas caso o fato relatado pela mãe seja constatado.

Em entrevista à CRESCER, o coordenador operacional da Suzantur em Santo André, Wagner Militani, garantiu que o mamaço contaria com todo o apoio da empresa, que teria alugado cadeiras e até arrumado material para divulgação. Na página do evento no Facebook, uma mãe relatou que pessoas foram constrangidas para que se identificassem, apresentando o RG, e revelassem quem estava na organização. Até o momento da publicação, Thais Magalhães e Janaina Santina não haviam respondido nosso contato.

Gosta do conteúdo da CRESCER? Então, não perca mais tempo e baixe o app da Globo Mais para ver nossas reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode ler todas as matérias da revista, por R$ 4,90, através do app da CRESCER.

selo app crescer (Foto: Crescer)

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2018/07/mamaco-acontece-em-santo-andre-sp-apos-mae-ser-impedida-de-amamentar-em-terminal-de-onibus.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...