Além de importante para o nosso bem-estar, sabemos que o sono é fundamental para a saúde. Inúmeros estudos comprovam, afinal, o quanto é preciso dormir bem – e na quantidade ideal – para uma criança crescer e se desenvolver adequadamente. Por isso, os pais devem estar atentos à quantidade recomendada de horas diárias de sono e alguns sinais clássicos de que as crianças não estão dormindo o suficiente:
1. Apresenta queda de rendimento na escola, hiperatividade ou déficit de atenção.
2. Fica com cara de cansado, com olheiras, bocejando muito durante o dia, esfrega os olhos, coça a orelha.
3. Chora aparentemente sem motivo, fica nervoso e tem dificuldade de manter-se acordado durante o dia.
4. Perde ou deixa de ganhar peso, uma vez que o cansaço faz com que as crianças fiquem sem força ou ânimo para se alimentar adequadamente.
5. Tem dificuldade para adormecer, ronca ou tem muitos pesadelos.
Fontes consultadas: Jofre Cabral, pediatra e neonatologista do Grupo Perinatal (RJ); Leticia Soster, neuropediatra e especialista em sono do Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Luiz Renato Valério, intensivista pediátrico do Hospital Pequeno Príncipe (PR); Maria Inês Nantes, pediatra do Hospital da Criança (SP); Nilton Cesar, pediatra do Hospital e Maternidade Brasil, de Santo André (SP); Patrícia Salgado, médica do sono do Hospital Márcio Cunha (MG); Thiago Gara, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz unidades Anália Franco e São Caetano (SP).
Gosta do conteúdo da CRESCER? Então, não perca mais tempo e baixe o app da Globo Mais para ver nossas reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode ler todas as matérias da revista, por R$ 4,90, através do app da CRESCER.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Sono/noticia/2018/07/5-sinais-de-que-seu-filho-nao-esta-dormindo-o-suficiente.html