Acariciar a barriga é um ato natural para boa parte das gestantes. Tão natural, que acontece até mesmo sem que percebam. E ao que tudo indica a apresentadora Sabrina Sato faz parte desse time. Em uma passada rápida por sua timeline do Instagram é possível encontra-la com a mão à postos sobre a barriga em boa parte das fotos. Numa das legendas, aliás, a apresentadora justifica o ato:
“Calma gente, faltam apenas 20 semanas pra vocês me verem sem a mão na barriga. ❤”
+ Como ter um sono tranquilo na gravidez?
O gesto é uma forma de contato com a representação física (a própria barriga crescendo) de um ser que a gestante ainda não tem como pegar no colo, mas sabe que está ali. E assim, o acaricia e demonstra carinho.
E por falar em tato, você sabia que o do bebê começa a ser desenvolvido no segundo trimestre de gravidez? Além da pressão do líquido amniótico e da parede uterina, é provável que ele sinta estímulos externos, como o toque das mãos sobre a barriga. “Algumas mães relatam que, enquanto conversam com o filho e acariciam o ventre, sentem ele se movimentar em resposta”, conta a psicóloga Patrícia Badder, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim (SP).
Interação garantida?
Nem sempre o fato de o bebê se mexer enquanto a gestante está com as mãos na barriga quer dizer que ele está interagindo. De acordo com a especialista, “Isso pode ser uma reação espontânea, como a marcha reflexa observada nos recém-nascidos”, exemplifica. Ela se refere ao movimento de erguer as pernas que o bebê faz nos primeiros dias de vida quando são colocados em pé, com apoio, dando a impressão de estar andando. Ainda assim, esse gesto tão espontâneo das grávidas é fundamental. “Ao atribuir um sentido a um comportamento do filho, a futura mãe está começando a formar vínculo com ele”, acredita.
Veja abaixzo outras imagens que mostram que Sabrina não tira a mão da barriga:
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Pais-famosos/noticia/2018/07/10-imagens-que-mostram-que-sabrina-sato-nao-tira-mao-da-barriga-e-tem-uma-explicacao-para-isso.html