Monday, October 21, 2019

Já vacinou seu filho contra o sarampo?

Vacina (Foto: Divulgação)

 

Aconteceu neste sábado (19) o Dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. No estado de São Paulo, 4,3 mil postos de saúde ficaram abertos das 8h às 17h, marcando um ponto importante da primeira fase da campanha, lançada dia 7 de outubro pelo Ministério da Saúde, que termina no dia 25 de outubro.

A primeira fase tem como público-alvo crianças com idade entre 6 meses e 5 anos. As crianças com menos de 12 meses recebem a aplicação da "dose zero", vacina que protege, mas não é contabilizada no calendário de vacinação, sendo necessária, posteriormente, a aplicação da primeira e da segunda dose contra a doença, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses.

A campanha terá uma segunda fase, que acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro, focada em jovens de 20 a 29 anos. Nas duas fases, a apresentação da carteirinha de vacinação não é obrigatória para receber a dose, mas é aconselhada pelos médicos, pois assim é possível avaliar a necessidade de imunização contra alguma outra doença.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde foram confirmados mais de 8,6 mil casos de sarampo em São Paulo de janeiro até 16 de outubro, enquanto mais de 17 mil casos ainda estão em investigação.

O objetivo é vacinar 39 milhões de pessoas ao longo da campanha, cerca de 20% dos brasileiros. Foram disponibilizadas neste ano 60,2 milhões de doses da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. Para o próximo ano, o ministério anunciou a aquisição de mais 65,2 milhões de doses. O público-alvo será ampliado, abrangendo também as faixas de 50 a 59 anos.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2019/10/ja-vacinou-seu-filho-contra-o-sarampo.html