Thursday, October 24, 2019

Dia Mundial contra a Pólio: três países ainda registram casos da doença

Bebê tomando vacina (Foto: Getty Images)

 

Pouco se ouve falar em poliomielite nos dias de hoje. O cenário é muito diferente daquele que foi vivido nos anos 1970. Até então, a pólio paralisava quase 100 crianças por dia em 125 países ao redor do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Apenas em 1985, os países das Américas estabeleceram a meta de erradicar a pólio na região, com foco no combate ao vírus transmissor, o poliovírus.

Parte desse esforço, o Brasil, a partir de 1988, ampliou a prevenção, por meio da vacinação da população. Promovida em campanhas de imunização em massa com a vacina oral contra a pólio, a estratégia contribuiu para livrar o país do problema em 1989, quando o último caso foi registrado, na cidade de Souza, na Paraíba, segundo o Ministério da Saúde. Em 1994, toda a região das Américas foi certificada como livre da circulação do poliovírus.

Atualmente, a OMS aponta que apenas três países ainda têm o vírus em circulação, o Afeganistão, o Paquistão e a Nigéria. Tal permanência inspira cuidados em todo o mundo, por isso, nesta quinta-feira (24), Dia Mundial de Combate à Poliomielite, a organização alerta sobre a necessária manutenção de ações de vigilância e prevenção. Mesmo há décadas sem registro, o Brasil tem seguido a orientação e disponibilizado vacinação em postos municipais permanentemente, além de promover campanhas anuais de imunização.

Por isso, não custa lembrar: para manter o seu filho protegido contra essa e outras doenças, é fundamental manter a vacinação em dia. No Brasil, as crianças devem tomar a primeira dose da vacina poliomielite inativada, de forma injetável aos 2 meses e a segunda aos 4 meses e a terceira aos 6 meses. Os reforços, aos 15 meses, e aos 4 anos, continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.

vacinas (Foto: Heros Images / Getty Images)

 


Entenda a doença
A poliomielite afeta, principalmente, crianças com menos de 5 anos de idade. O vírus é transmitido por meio de alimentos e água contaminados e também pelas gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa infectada, multiplicando-se no intestino.

O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é, geralmente, de 7 a 12 dias. É durante este período que o vírus se espalha pela corrente sanguínea e pode invadir o sistema nervoso e causar a paralisia, que ocorre, em média, uma vez a cada 200 infecções.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2019/10/dia-mundial-contra-polio-tres-paises-ainda-registram-casos-da-doenca.html