Cada bebê é único e não seria justo tentar enquadrá-los em um padrão de aceitação alimentar. Saiba que a textura é parte importante no processo de introdução alimentar. Muitas vezes, a criança rejeita determinado alimento devido à textura, não pelo sabor, como automaticamente pensamos.
- Cuspiu a banana? Então, não gosta de banana.
Será? O ato de comer vai muito além do sabor. Ele envolve todo o entorno no qual estamos submersos enquanto nos alimentamos. O "como" comemos é tão importante quanto "o que" comemos. Nem todo bebê se adapta à oferta em pedaços. Assim como outros não suportam uma textura mais pastosa. A nós, cabe ficarmos atentos aos sinais que as crianças nos enviam e nos adequarmos ao que for necessário. Por isso, é tão importante não julgar a maneira como outra família realiza o processo de introdução alimentar.
+ Cookie integral com chocolate vai bem na lancheira
Trago, aqui, sugestões de apresentação e combinação de frutas, para quando a oferta tradicional não tiver sucesso.
Creme de manga com laranja e hortelã
- 100 gramas de manga
- Suco de laranja
- 1 folha grande de hortelã
Pique a manga em cubos e leve ao congelador. Quando já estiver congelada, bata com suco de laranja — use a quantidade suficiente para dar a textura necessária. Você também pode usar qualquer laranja, mas recomendo a Bahia, que tem um sabor mais adocicado e menos ácido. Acrescente a hortelã e está pronto! Também é possível transformar esse creme em picolé. Aliás, ele pode ser um aliado no momento da erupção dos dentinhos, aliviando o incômodo.
Pêra cozida com canela
- 1 pêra
- Água
- Canela à gosto
Muitos bebês não aceitam a pêra raspada. Então, uma boa dica é descascar a pêra, picar em pedaços e levar ao fogo baixo com um pouquinho de água. Acrescente um pouco de canela e, assim que esfriar, já pode servir! Aqui em casa, essa combinação sempre fez sucesso!
+ Receita: papinha de cuscuz marroquino colorido
Creme de abacate com cacau e iogurte
- 100 gramas de acabate
- 2 colheres de sopa de iogurte natural
- 1 colher de sopa de cacau 100%
- Mel
Essa combinação é indicada para bebês acima de 1 ano. Bata no liquidificador o abacate, o iogurte natural, o cacau e um pouquinho de mel. A textura fica parecendo um mousse. No congelador, ela se transforma em um picolé! O sabor do abacate não é notado. Ele agrega gordura de boa qualidade, deixando a textura bem cremosa.
A PEDIATRA FLÁVIA OLIVEIRA É MÃE DO LUCAS E DO PEDRO, CRIADORA DO PROJETO "PEDIATRIA NA MESA" E ENTUSIASTA DA CULINÁRIA
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Flavia-Oliveira-Pediatria-na-Mesa/noticia/2020/08/papinhas-sugestoes-de-apresentacao-e-combinacao-de-frutas.html