“As crianças podem não entender a pandemia e não compreender seus efeitos sobre a saúde e a economia, mas elas percebem quando seus pais estão estressados e reagem a esse estado emocional”, afirma a pediatra Liubiana Arantes, presidente do Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Ou seja, como não são capazes de explicar o que sentem, demonstram o desgaste de maneira física. Os sinais podem ser silenciosos, por isso, alguns pais e especialistas demoram a relacionar a dor ou a mudança de comportamento ao estresse.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
Entre as principais queixas estão:
Quer ver outros conteúdos exclusivos e assinar, além da CRESCER, todas as outras revistas e jornais da Editora Globo ao mesmo tempo? Acesse o Globo Mais, por R$ 4,90 (por três meses)
Dor de barriga
O estômago e o intestino têm seu próprio sistema nervoso, que responde aos mesmos hormônios do estresse que o cérebro.
Aftas
A causa ainda é desconhecida, mas elas podem estar relacionadas ao esgotamento, e ele também pode agravar o problema. Fique atento!
Regressão do sono
Dificuldade para dormir ou despertar durante a noite pode ser estresse. Há casos em que as crianças voltam para a cama dos pais ou pedem a chupeta.
Dor no corpo
Os músculos são formados por fibras. Em uma situação de estafa emocional, eles recebem mais sangue e oxigênio e se contraem. Essa tensão causa dores e cansaço.
O QUE FAZER
A solução é identificar a causa e mudar o comportamento. Pense em atividades prazerosas, como cozinhar, conversar, ouvir música, dançar... Assim, você manda o estresse embora e ajuda seu filho a descobrir ainda mais prazer na vida em família.
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/08/4-sinais-para-identificar-estresse-nas-criancas.html