Os relacionamentos entre irmãos têm uma influência única - que vai muito além da infância - sobre a vida das pessoas, revelou estudo da Universidade de Colônia, na Alemanha. De acordo com os pesquisadores as atitudes de irmãos, independente de gênero ou ordem de nascimento, influenciam em algumas das principais decisões da vida adulta.
O estudo coletou dados sobre a vida familiar de 4521 durante 32 anos (1984 a 2016) e descobriu que as pessoas têm maior probabilidade de se casar, se divorciar ou de ter filhos se viram um irmão fazendo isso primeiro.
“A propensão de um indivíduo para se casar aumenta após o casamento de um irmão e permanece significativa a longo prazo', escreveram os pesquisadores no estudo. “Esta descoberta está de acordo com a ideia de que quando um irmão se casa pode existir pressão, especialmente por meio dos pais, para que o outro também constitua uma família”.
Um aumento semelhante na probabilidade de ter um filho também foi identificado, mas diferente do que ocorre em relação aos casamentos, ele permanece apenas por um curto período. “O pico de aumento da probabilidade de ter um filho aconteceu nos primeiros três anos após o nascimento do sobrinho e diminuiu depois”, escreveram os cientistas.
Segundo os pesquisadores, ter um irmão divorciado aumenta as chances de que a pessoa também se divorcie e diminui a probabilidade de que ela se case permanentemente. “Levando esses três aspectos em conjunto, nossos resultados corroboram a ideia de que o processo de formação da família é interdependente entre os irmãos”, concluem os acadêmicos.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2020/08/irmaos-de-pessoas-que-se-casaram-divorciaram-ou-tiveram-filhos-tem-mais-chance-de-fazer-mesma-coisa-diz-estudo.html