A cama elevada do piso tem acabamento de laca branca por fora e, internamente, é forrada com papel de parede, da nara maitre.
Para que a criança aproveite o projeto por mais fases, a medida da cama deve comportar, no mínimo, um colchão tamanho solteiro.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
Beliche e armário têm acabamentos de laca branca e detalhes de fórmica cinza. A execução é da marcenaria Anfer Atelier.
As irmãs Francesca, 6 anos, Antonella, 5 e Fiorella 3, jamais ficam entediadas no quarto de 32 m2, onde brincam e dormem juntas. O ambiente que conquistou o trio é de autoria da arquiteta carioca Hana Lerner, uma expert em áreas infantis. Hana me contou que Maria, a mãe das meninas, pediu uma marcenaria neutra, com camas atraentes. Como o quarto tinha boa metragem, a arquiteta iniciou o projeto prevendo um generoso armário para acomodar roupas, sapatos e brinquedos.
Mas a surpresa vem a seguir: um beliche foi embutido no armário. “A cama de baixo, onde dorme Fiorella, tem gavetas para guardar sapatos ou brinquedos. Antonella dorme em cima”, explica Hana. Para Francesca, a irmã mais velha, uma cama-casinha elevada do piso [foto da abertura] fica perpendicular ao armário. “As camas estilo toca dão aconchego na hora de dormir. O projeto foi planejado na ‘escala’ das crianças”, afirma Hana. (@hana.lerner.arquitetura)
Quer ver outros conteúdos exclusivos e assinar, além da CRESCER, todas as outras revistas e jornais da Editora Globo ao mesmo tempo? Acesse o Globo Mais, por R$ 4,90 (por três meses)
A arquiteta Hana Lerner idealizou um painel pegboard de fórmica branca, com prateleiras de laca colorida e ganchinhos que podem mudar de lugar.
Em quarto de criança não pode faltar espaço para brincar! A minicozinha com geladeira, fogão e aparador com gavetas é um dos cantos preferidos do trio de irmãs.
O centro do ambiente, mais livre para a circulação, tem uma mesa de desenho. O carrinho porta-fantasia, com estrutura de ferro colorida, agradou às meninas, que podem levar a brincadeira para o jardim.
As irmãs Bia, 4 anos, e Isabel, 2 anos, pediam para dormir no mesmo quarto, mas a mãe, Maria Clara, só atendeu o pedido quando Isabel saiu do berço. Assim, um quarto passou a abrigar o espaço de brincar e este, de 9 m2, o de dormir e estudar. Para aproveitar ao máximo a área disponível, a arquiteta Andrea Chapira, da Uêbaa Design, propôs um beliche que traz baú na cama suspensa e nicho na de baixo.
Uma torre lateral com prateleiras e uma escrivaninha com 1,20 m de extensão também integram esse grande módulo. A fim de incentivar a autonomia das irmãs, Andrea desenhou uma escada com degraus de gavetas, que, além de ser mais segura para crianças pequenas, ainda complementa o espaço do armário. “Outro ponto importante foi prever proteção com grades removíveis na cama de Isabel, dessa forma ela tem a sensação de estar em um berço, se adaptando gradativamente”, lembra Andrea. (@uebaa_design)
A torre lateral serve de apoio para brinquedos e itens de papelaria. Toda a marcenaria, executada pela saturno serviços, tem acabamento de madeira pinus com verniz fosco, laca na cor salmão e mdf branco.
As camas superior e inferior contam com nichos com rebaixo para encaixar livros, além de iluminação indireta. Dessa forma, as meninas podem criar o hábito da leitura. Acessórios, brinquedos e tapete, da Mimoo Toys. Roupa de cama e papel de parede, da Mooui.
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Thais-Lauton-Decoracao/noticia/2020/08/quarto-de-crianca-moveis-sob-medida.html