Na última semana, parteiras do Complexo Hospitalar de Toledo, na Espanha, relataram à Direção do hospital, um episódio violento com agressões verbais e ameaças vindo de uma gestante e seus familiares, que se recusaram a usar máscara facial, como estabelece o protocolo anti-covid-19 do Centro. Segundo o Time 24 News, ela teria chegado ao hospital já no período expulsivo, sem máscara e, tanto ela quanto o companheiro, se recusaram a colocá-la, proferindo exclamações agressivas e ameaças ao pessoal de saúde.
No entanto, após o parto, o teste de PCR realizado na gestante deu positivo, o que fez com que parte da equipe de parto fosse colocada em quarentena. O restante optou por passar por exames diagnósticos para prevenir o contágio de seus familiares. “Estas situações difíceis em momentos de prática assistencial são delicadas de lidar e, por vezes, ultrapassam a prática profissional e laboral dos colaboradores. Aconselhamos que, após informar sobre este tipo de situação aos superiores imediatos do Centro, é oportuno que as forças de segurança do estado compareçam e punam as condutas não conformes com as normas obrigatórias de Saúde Pública, que colocam em risco a saúde de todos e principalmente do pessoal de saúde ”, defendeu a Escola de Enfermagem.
+ Após caso de Giovanna Ewbank, Justiça autoriza mãe a levar fotógrafa em parto
A entidade ainda fez um apelo à população: “Todos nós lutamos contra esta pandemia, colaborando e cumprindo com as instruções, recomendações e regulamentos das autoridades, ou o imenso esforço que os profissionais de saúde fizeram e continuam a fazer terá sido inútil; fato que seria lamentável e com um custo tremendo, de saúde, social e econômico”.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/08/gestante-se-recusa-usar-mascara-e-coloca-equipe-medica-em-quarentena.html