A gestação e o pós-parto da atriz Fernanda Machado foram períodos bem conturbados. Durante a gravidez, ela teve diabetes gestacional e ainda descobriu que tinha placenta acreta. Assim, precisou remover o útero, após o parto do pequeno Leo, que nasceu no dia 31 de maio. Agora, a artista desabafou em sua rede social que está com uma alergia próxima a sua cicatriz da cesárea, devido ao uso excessivo de uma cinta elástica. "A cinta estava me ajudando com o suporte e a dor. Acho que eu usei demais, nessas últimas cinco semanas e por isso essa dermatite aconteceu. Coçou tanto, mas tanto, que tá quase carne viva", disse a mãe.
A inflamação da atriz é conhecida como dermatite de contato. Carolina Curci, ginecologista e obstetra, explica que certas substâncias ou materiais podem irritar a pele e causar uma inflamação. Pode ser um creme, um curativo, um sabonete e até mesmo uma cinta como foi o caso de Fernanda. No caso da cinta, a irritação pode estar relacionada com a sua composição ou se a pessoa a lavou com algum produto diferente. A médica ainda ressalta que isso não ocorre apenas com grávidas e puérperas, qualquer pessoa pode passar por essa situação.
Quer receber as notícias da CRESCER pelo WhatsApp? Clique neste link, cadastre o número (11 98808-7558) na lista de contatos e nos mande uma mensagem. Para cancelar, basta pedir.
Carolina ainda ressalta que essa inflamação não está relacionada com o procedimento da cesárea. O que pode acontecer é que ao fazer os cuidados da cicatriz da cirurgia com curativo, as mães tendem a ter uma alergia no local. A irritação também não ocorre em todas as mulheres, depende de cada organismo. "Eu posso usar o mesmo curativo em duas pacientes e uma desenvolver a inflamação e outra não", diz a especialista.
A coceira é um dos principais sintomas da dermatite de contato. No entanto, a médica alerta, que o ideal é evitar tocar a região afetada, pois a coceira em excesso pode levar ao sangramento e no pior dos casos a uma infecção. Em média, a inflamação dura entre 7 a 10 dias e os médicos tratam os pacientes com antialérgicos. Para identificar qual substância essa irritando a pele, é preciso realizar testes, deixando de usar os prováveis suspeitos da inflamação, aos poucos. "Se suspeitar do sabonete, troque o sabonete para ver se melhora"
FALTA DA DA FAMÍLIA
Em seu post, Fernanda, que também é mãe do pequeno Lucca de 4 anos, também relatou que o isolamento não tem sido fácil e ela sente muita falta da família. "Olha, se você tem sua mãe aí pertinho de você nesse momento, abrace muito ela, ame muito ela. Porque mãe faz de tudo pelos filhos! Se a fronteira não tivesse fechada, mesmo minha mãe sendo grupo de risco em relação ao coronavírus, ela com certeza, se jogaria num avião pra tá aqui comigo, e com os netinhos... E eu, mesmo querendo ela aqui comigo, mais que tudo nesse mundo, teria que convencê-la a não vir. Loucura de vida que estamos vivendo com essa pandemia, né? Mas o que importa é que meus meninos estão fortes e saudáveis e o amor de mãe supera tudo, vamos que vamos!"
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/07/dermatite-de-contato-perto-da-cicatriz-da-cesarea-por-uso-de-cinta-elastica-entenda-o-que-e-inflamacao-relatada-pela-atriz-fernanda-machado-relatou.html