Escrevemos aqui de um tempo que antevê o relaxamento do isolamento social. Atividades relacionadas ao social voltam a ser permitidas, como bares, restaurantes, teatros, cinemas. E as escolas onde moro (São Paulo) têm uma data prevista para retomar as aulas, em mais 60 dias aproximadamente.
Se isso irá ou não ser constante e permanente, eu não sei dizer. Só posso ter esperanças. Mas mesmo que tenhamos estas aberturas, ainda assim, o distanciamento social será uma necessidade.
Então, vamos falar de brincar, não é mesmo? Depois de tantos dias brincando com adultos, brincando sozinha ou, no máximo, com os irmãos, as crianças estarão juntas novamente. E a brincadeira, que é essencialmente uma atividade de relação. Como fica? Fica.
Fica, permanece, existe. Porque a brincadeira é uma daquelas ferramentas mágicas de contos de fadas que sofrem transformações, se metamorfoseiam e continuam ao dispor das crianças em qualquer situação.
No Tempojunto nos maravilhamos a todo instante com as “mil e uma utilidades” do brincar. E como ele se encaixa em qualquer situação que se apresente.
Daí que resolvemos listar aqui 5 brincadeiras que você pode sugerir aos seus filhos no momento que o isolamento der lugar ao distanciamento social das crianças:
Garante a distância e se cair no chão, não vai rolar para o espaço das outras crianças brincando ao lado.
Cada um faz seus malabarismos.
3 - Vai-vem de garrafa pet
Além de ser um brinquedo caseiro, o próprio jogo já pede distância entre as crianças.
Ou patins ou bicicleta.
Cada criança percorrendo uma ordem diferente das pistas.
E, quando estiverem em casa e der aquela vontade de falar com o amigo, que tal algumas brincadeiras que promovem a interação pelas telas mesmo. Seguem mais 5 dicas:
1. Adivinhas
3. História coletiva
4. Gincana de cores e texturas
5. Mímicas
Que logo, loguinho a gente escreva uma coluna com dicas de brincadeiras para as crianças fazerem juntas; juntinhas.
#brincaremcasa #tempojuntoemcasa
Patrícia Marinho é publicitária, mãe de duas meninas, de 14 e 6 anos; e Patricia Camargo é jornalista, mãe de um menino de 10 anos, e duas meninas de 8 anos. As “Patricias” são sócias do Tempojunto, que mostra como a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento das crianças e dá sugestões práticas de como incluir o brincar no dia a dia e na relação entre as mães, os pais (e tios, e avós...) e seus filhos. Aqui elas tiram dúvidas, dão dicas e contam como o brincar pode fazer a diferença no convívio com as crianças de qualquer idade.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Patricia-Camargo-e-Patricia-Marinho-Tempojunto/noticia/2020/07/10-brincadeiras-para-manter-o-distanciamento.html