O isolamento social, devido à pandemia do coronavírus, trouxe novas realidades para as famílias. Encarar o home office e as aulas em casa tem sido um desafio para os pais e nem sempre esse novo formato de lidar com a educação e o trabalho tem funcionado. Realizada pelo Instituto Nacional de Estatísticas Britânico (Office for National Statistics - ONS), uma pesquisa mostrou que 52% dos pais disseram que os filhos estão tendo dificuldades para continuar estudando em casa. Além disso, 3 a cada 4 pais (77%) acreditam que a falta de motivação é uma das razões para esse problema. Já 1 em cada 10 (9%) dos pais relataram que a dificuldade dos filhos estava relacionada à falta de equipamentos e 43% a falta de apoio.
Para coletar os dados o ONS, consultou mais de 12 mil pessoas, com filhos em idade escolar no Reino Unido. A pesquisa foi realizada entre 3 de abril e 7 de junho. Além das dificuldades das crianças, os pesquisadores ainda notaram que as mães são as mais afetadas com o homeschooling (ensino domiciliar). 34% delas disseram que essa nova realidade estava afetando negativamente seu bem-estar, enquanto no caso dos pais, essa porcentagem cai para 20%.
As pesquisas realizadas pelo ONS também reforçam que as mães acabam ficando com a maior parte dos cuidados com as crianças nesse período de pandemia. Durante as primeiras semanas, em casas com crianças com menos de 18 anos, as mulheres faziam dois terço a mais das tarefas relacionados ao cuidados dos filhos do que os homens. As mulheres gastam em média três horas e 18 minutos auxiliando as crianças, enquanto os pais contribuem com duas horas.
Na maioria das vezes, as mulheres passavam mais tempo com os filhos realizando tarefas como alimentação, limpeza e supervisão, enquanto o tempo gasto com aprendizado era mais distribuído entre homens e mulheres. No entanto, quando se tratava de trabalho remunerado, os homens eram mais propensos a gastar mais tempo fazendo isso do que as mulheres, Além disso, dos pais, que estavam empregados, 30% concordaram que o homeschooling estava impactando negativamente seu trabalho.
TEMPO DE ESTUDO
Com base nos dados da pesquisa, foi possível perceber também que o tempo médio de estudo por semana das crianças aumentou, conforme a idade. Os alunos de 5 a 10 anos gastavam 10 horas, já os estudantes de 11 até 15 anos, 16 horas.
A porcentagem de pais que disseram que seus filhos usaram recursos interativos de aprendizado online, fornecidos pelas escolas (por exemplo, aulas ao vivo) também cresceu significativamente à medida que a idade da criança aumentou, 44% dos pais disseram que os filhos entre 16 a 18 anos usaram as tecnologias. Já quanto aos pais das crianças entre 5 e 10 anos, apenas 13% relatou que os filhos usaram as ferramentas digitais.
Com relação ao nível de escolaridade dos pais, 83% deles tinham diploma de nível superior e 62% não tinham qualificação formal. A pesquisa também mostrou que, durante o mês de abril, apenas metade dos pais concordou veementemente que estavam confiantes em suas habilidades para ensinar seus filhos em casa.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2020/07/mais-da-metade-dos-pais-dizem-que-criancas-tiveram-dificuldades-de-estudar-em-casa-aponta-pesquisa.html