Não é preciso voltar muito no tempo para recordar como o espaço de brincar das crianças era isolado do restante da casa.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
Fico feliz em contar que essa configuração está em desuso. Integrar a brinquedoteca à sala ou projetá-la na varanda ganha força, e o resultado são espaços interativos pensados para o convívio familiar. Para quem mora em apartamentos pequenos, dá para recorrer à área comum do prédio e propor algo coletivo, a exemplo deste projeto de 50 m2, idealizado pela arquiteta Camila Bianchi, da Maria Joaquina Marcenaria. Planejado para 22 crianças, de idades variadas, o ambiente traz marcenaria com forte identidade visual. Além do mobiliário, os acessórios supercoloridos das marcas Mooui e Mimoo incrementam a decoração. O piso foi preenchido com sobreposição de tapetes, e a parede ganhou pôsteres, fixados lado a lado, uma referência aos lambe-lambes.
Quer ver outros conteúdos exclusivos e assinar, além da CRESCER, todas as outras revistas e jornais da Editora Globo ao mesmo tempo? Acesse o Globo Mais, por R$ 4,90 (por três meses)
Confira a seguir mais sugestões.
Marcenaria versátil
No quarto de Felipa, de 7 anos, a área generosa de 23 m2 permitiu que a dupla Patricia Landau e Carolina Escada, do escritório Escala Arquitetura, desse atenção especial ao canto de brincar. O painel ripado na cor menta – tom preferido da moradora – acomoda livros. Ao lado, uma chapa furadinha de MDF encaixa prateleiras e baldes para dispor lápis e outras miudezas. Mesa com bobina de papel da Oba Arquitetura e cabana da LZ Mini.
Espaços para todos
Com o intuito de unir a família, o último andar da casa, que abrigava um terraço, ganhou uma área de trabalho para a mãe, outra para o pai, a brinquedoteca de Tom (hoje com 5 anos) e uma sala de TV para todos. No ambiente de 40 m2 assinado pelo Estúdio Uvva, a estante de pínus traz nichos para arrumar os brinquedos. A pintura de montanha foi feita na parte de baixo com tinta lousa verde e, na de cima, com a cor céu azul, da Suvinil.
Na casa dos avós
Para reunir e entreter os netos Catarina e Max, 4 anos, Stella e Helena, 7 anos, e Benjamin, 10, o avô aproveitou uma reforma em andamento na casa para encomendar à arquiteta Leila Bittencourt, da Oba Arquitetura, a repaginação da antiga sala de 45 m2. Com o objetivo de liberar a circulação para as crianças, Leila desenhou a marcenaria na vertical, caso dos dois painéis com bobinas de papel. Mesa redonda, pufes e papel de parede da Oba Arquitetura.
O sofá vermelho de couro deixou o ambiente mais alegre
*THAÍS LAUTON É JORNALISTA ESPECIALIZADA EM DECORAÇÃO, DESIGN E PAISAGISMO, DIRETORA EDITORIAL DE CASA E JARDIM E MÃE DOS GÊMEOS ISA E THEODORO, 7 ANOS
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Entretenimento/noticia/2020/07/3-ideias-para-decorar-brinquedoteca.html