Tuesday, July 14, 2020

Crianças que são forçadas a “limpar o prato” têm mais risco de obesidade, diz estudo

Obesidade (Foto: Thinkstock)


 

Fazer com que as crianças “limpem o prato” quando elas dizem que já estão cheias ou forçá-las a comer quando afirmam não estar com fome aumenta o risco de que se tornem obesas quando adultas, aponta um novo estudo da Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos.

A conclusão é resultado de uma revisão de 50 pesquisas sobre nutrição, psicologia e interações sociais durante a alimentação de bebês. De acordo com o principal autor do estudo Eric Hodges, a alimentação excessiva nos primeiros anos de vida é uma das causas da epidemia de obesidade infantil. "Os dois primeiros anos de vida são um período crítico em que se modelam comportamentos alimentares independentes e a capacidade de autorregulação do consumo de calorias. Bebês saudáveis parecem ter a capacidade de ajustar a quantidade de comida que ingerem com a necessidade fisiológica de crescimento e desenvolvimento do corpo", afirmou em nota.

Para o pesquisador, obrigar a criança a se alimentar quando ela afirma já estar saciada prejudica o desenvolvimento da capacidade de se autorregular em relação à comida.   “O bebê aprende a comer observando os pais e interagindo com eles. Quando os adultos os alimentam além do necessário isso engana o nervo vago, responsável por comunicar as sensações de fome e saciedade ao cérebro. Dessa forma, a mente acaba sendo efetivamente ‘programada’ para comer mais, o que aumenta o risco de obesidade”, explica Hodges.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), na década de 70, a obesidade infantil afetava 0,93% dos meninos e 1,01% das meninas até 5 anos. Um estudo recente, realizado pelo Imperial College, de Londres (Inglaterra), em parceria com a OMS, no Brasil, identificou que hoje ela acomete 9,4% das garotas e 12,7% dos garotos.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/07/criancas-que-sao-forcadas-limpar-o-prato-tem-mais-risco-de-obesidade-diz-estudo.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...