Thursday, January 2, 2020

Denise Fraga: "Faça seu filho ver a vida fora dos stories"

Crianças se divertindo com o celular (Foto: Getty Images)

 

Pegue o seu filho no colo. Vá até a janela. Mostre para ele as outras janelas. Fale para ele do casal que está jantando lá embaixo, do bebê chorando na cozinha do prédio do lado, da moça no computador, do homem que fuma na janela olhando o celular, da família que ainda janta junta na sala, da outra moça que vê televisão. Conte para ele estas histórias de vida.
Faça-o ver o mosaico humano que é o prédio em frente. Peça para ele imaginar o dia a dia dessas pessoas, o que elas pensam, o que sentem. Pequenas histórias do cotidiano para ele já aprender o gosto de ver a vida enquanto ela passa, fora dos stories. Para ele aprender a imaginar, a supor, a tentar adivinhar sem ver.

Fale para ele que o homem do cigarro está triste, porque a pessoa que ele ama foi embora, que ele está fumando porque ficou nervoso, e que agora está tentando falar com ela pelo WhatsApp para contar das coisas boas que faziam juntos. Fale também para o seu pequeno que o homem triste nem imagina que, no apartamento embaixo do dele, o casal que janta junto também está triste, porque acabou de brigar. Amanhã eles vão se encontrar no elevador e vão dar bom-dia. Talvez sorrindo. E nunca saberão de seu ponto em comum. Mas você e o seu filho, sim. Saberão que a vida não é bolinho para ninguém. Que os prédios são cheios de tristezas, alegrias, trabalho, cansaço, tédio e prazer.

Espere um pouco antes de sair da janela. Fique ali, com ele no colo, só olhando. Se conseguir, tente fazer silêncio. Deixe o pequeno imaginar. Depois, cante uma música que fala de gente. Gente, do Raul Seixas, é uma boa opção. Nessa hora, você vai se dar conta de que também se esqueceu de quem estava embaixo de vocês. Talvez alguém, num prédio próximo, já estivesse há tempos olhando você ali, a moça na janela com o filho no colo apontando para o edifício em frente, em cima daquela outra, que agora tenta dar a papinha para o bebê, que insiste em jogar o prato no chão.

E aí, você, que estava se achando a rainha da cocada preta observando a humanidade, vai ampliar ainda mais o seu mosaico com o seu pertencimento. Vai inserir no seu desenho a moça da papinha, o observador do prédio distante, e você mesma, ali, com o seu filho no colo. Este pequeno que você tenta, dia após dia, criar forte e lúcido para que ele faça parte dessa roda da melhor maneira possível.

Denise fraga é atriz, casada com o diretor Luiz Villaça e mãe de Nino, 20 anos, e Pedro, 18. (Foto: Caue Moreno / Editora Globo)


 

+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
+ Receba as notícias da Crescer direto no seu WhatsApp


 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Denise-Fraga/noticia/2020/01/denise-fraga-faca-seu-filho-ver-vida-fora-dos-stories.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!