Não lembrar nomes, esquecer compromissos e ter dificuldade de se concentrar é uma queixa frequente durante a gravidez e que continua no pós-parto. O fenômeno, conhecido como momnesia ou pregnancy brain (“cérebro de gravidez”, em tradução livre), foi confirmado recentemente por pesquisadores da Universidade Deakin, na Austrália, que analisaram 20 estudos selecionados sobre mudanças cognitivas durante a gestação, com impacto na memória e atenção.
As conclusões do grupo, publicadas no Medical Jornal of Australia, indicam que essas alterações se tornam mais visíveis no terceiro trimestre. É sabido que a condição persiste e pode ser mais sentida no puerpério, quando a mulher precisa lidar com uma imensa quantidade de novas informações e funções. Além disso, há o cansaço, a privação de sono ou o descanso interrompido e de baixa qualidade, o início da amamentação e as mudanças hormonais. Nesse contexto, os primeiros dez dias podem ser os mais desafiadores para a qualidade da memória e alterações de humor. A tendência é os lapsos diminuírem à medida que o organismo recupera seu equilíbrio.
Do ponto de vista fisiológico, o aumento da quantidade de sangue e líquidos nas células durante a gravidez também parece influenciar a atividade de alguns circuitos neuronais do cérebro. Um estudo pioneiro feito por pesquisadores da Universidade Autónoma de Barcelona, na Espanha, em parceria com a Universidade de Leinden, na Holanda, descobriu a ocorrência de uma redução da massa cinzenta em algumas áreas do órgão, responsáveis pela interação social (áreas acionadas quando pensamos ou sentimos algo por alguém) durante e depois da gestação. Publicado pela revista científica Nature Neuroscience, o trabalho analisou ressonâncias magnéticas durante e até dois anos após o nascimento do bebê. Segundo os pesquisadores, essas mudanças não interferem na memória, mas reforçam a capacidade da mãe de se vincular à criança e de identificar as necessidades do bebê. Também ajudam a aumentar a sensibilidade para perceber ameaças e riscos em potencial à criança. Mais estudos são necessários para aprofundar essas descobertas.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2020/01/e-normal-perda-da-memoria-continuar-no-pos-parto.html