Uma gatinha, chamada Dymka, estava condenada a viver completamente limitada, não fosse a criatividade e ousadia dos pesquisadores da Best Veterinary Clinic, de Novokuznetsk, na Rússia. Depois de perder as quatros patas por queimadura no gelo, ela passou por uma cirurgia que lhe deu próteses — quatro "patas" de titânio, criadas a partir de uma impressora 3D. Segundo informações do site Mirror, a operação só foi realizada uma vez anteriormente, o que significa que Dymka é o segundo gato do mundo com próteses nos quatro membros.
+ Peças de brinquedos viram prótese para tartaruga, em Minas Gerais
Cientistas da Universidade Politécnica de Tomsk também contribuíram aplicando um revestimento de fosfato de cálcio aos implantes, ajudando a montá-los de maneira confiável e a minimizar o risco de infecção. Em uma declaração à imprensa, os pesquisadores explicaram: “As novas patas dianteiras e traseiras têm um modelo individual que foi impresso usando titânio em uma impressora 3D. Para reduzir o risco de rejeição do implante pelo corpo do gato, os cientistas do TPU aplicaram um revestimento de fosfato de cálcio microativo através da oxidação de micro-arco. As partes externas da prótese também são impressas em uma impressora 3D e feitas em forma de patas de gato".
Dymka implantou as novas patas há sete meses e se adaptou a elas rapidamente. "Ela leva uma vida plena: anda, corre, brinca e supera, com sucesso, as escadas", declaram os cientistas. A clínica está agora trabalhando na reconstrução de bicos para papagaios e cascos para gado.
+ Cães podem ser mais eficazes que andadores e bengalas para crianças com paralisia cerebral
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2020/01/gata-recebe-quatro-patas-impressas-em-3d-apos-perder-os-membros.html