Há um ditado que diz ser rigoroso sobre seus objetivos, mas flexível, com seus métodos. Não importa como essa frase faça você se sentir, parece que as pessoas que se adaptam e mudam com base em novas informações querem ser assertivas o tempo todo.
Quando eu era jovem, pensei que os adultos crescessem e se tornassem quem seriam por volta dos 21 anos. Assim... maduro e completo. Afinal, é isso que significava crescer, certo? Agora eu rio quando penso nisso. Porque agora eu sei que o cérebro humano não para de crescer até os 25 anos. Mas e o cérebro da mãe? Bem, cresce muito para além desse tempo, e você provavelmente mudará como mãe ao longo dos anos. Ou pelo menos é nisso que minha experiência e observação me levaram a acreditar. E quando digo que cresce, não necessariamente em tamanho, mas em sabedoria e nos métodos que surgem no dia a dia da vida da mãe. Posso pensar em três maneiras principais de mudanças (para melhor - acredito) nos últimos 14 anos como mãe.
O texto de hoje é um convite para deixar de lado o medo da mudança e abraçar as mudanças que podem levar a mais alegria na maternidade.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
Listei 4 mudanças que podemos passar como mães, mas faça também sua lista olhando as mudanças ocorridas em sua própria maternidade.
SUAS OPINIÕES SOBRE O TAMANHO DA SUA FAMÍLIA PODEM MUDAR. VOCÊ PODE QUERER COMEÇAR COM UMA FAMILIA GRANDE E OPTAR EM TER UMA PEQUENA OU VICE-VERSA.
Eu sempre me vi com 5 filhos em toda minha adolescência. Mas adivinhem? Eu tenho 1 filha nessa jornada e um bebê que virou estrelinha. E agora esse número parece completamente natural. Lembro-me de olhar para famílias de 5 filhos e querer o mesmo. Não consigo imaginar ter os cincos filhos que imaginei. Há muitas pessoas que começam querendo quatro ou cinco filhos e decidem que apenas um parece suficiente. Todo casal tem o direito de determinar qual número parece certo para sua família com base em sua experiência e coração. Não há número mágico. Apenas o número certo para você.
SEUS MÉTODOS PARENTAIS PODEM MUDAR. VOCÊ PODE SE TORNAR MAIS RIGOROSA. VOCÊ PODE SE TORNAR MAIS BRANDA.
É fácil conhecer seu estilo parental antes de ter filhos. Ou conheça seu estilo parental "permanente" depois de ter seu primeiro filho. Estou certa? Parece que, na maioria das vezes, os filhos podem apresentar necessidades e comportamentos diferentes que levam os pais a duvidar de seus métodos anteriores. Eles se perguntam: “Mantemos o que funcionou para o nosso primeiro? Ou tentamos algo diferente, já que esse método não está funcionando? ” Para os poucos sortudos, o mesmo método parental funciona para todas as crianças. Mas, na maioria das vezes, os métodos parentais e os métodos disciplinares precisam se adaptar com base nas necessidades da criança que você está educando. Isso não significa que você é fraco ou incompetente, se uma criança dorme na cama com você e outra não. Em vez disso, pode significar que uma criança precisa de afeto físico para se sentir amada e a outra precisa de tempo de acolhimento. Necessidades diferentes apresentam métodos diferentes, enquanto os filhos crescem.
SUA DIETA E MÉTODOS DE COZINHAR PODEM MUDAR COMO MÃE. VOCÊ PODE FICAR MAIS RELAXADO EM SEUS PADRÕES DE BOA COMIDA. VOCÊ PODE SE TORNAR O COMEDOR MAIS LIMPO DO QUARTEIRÃO.
Vejo muito essa mudança assistindo as blogueiras de maternidade. Talvez você fosse um chef gourmet antes de ter filhos e descubra que a única vez em que a palavra gourmet é usada em sua casa hoje é quando o Sr. Gourmet Nugget é servido em um prato com ketchup. Ou você pode descobrir que, antes de ter filhos, parou para almoçar em uma loja de conveniência a caminho do escritório e, agora, depois de ter filhos, tem a paixão de se alimentar apenas com orgânicos. Ambas as mudanças são adaptáveis com base nas necessidades únicas de uma mãe para seus filhos. Não se julgue de nenhuma maneira.
SEU DESEJO DE TRABALHAR PODE MUDAR COMO MÃE. VOCÊ PODE QUERER FICAR EM CASA. VOCÊ PODE SENTIR A NECESSIDADE DE ESTAR COM TODA FORÇA DE TRABALHO.
É engraçado como as mães que trabalham costumam cochichar quando dizem: " Eu simplesmente não gostei de ficar em casa". Como se dizer isso é o mesmo que admitir que você não gosta de seus filhos - o que é completamente falso! Perceber que seu cérebro e seu coração se saem melhor com desafios diferentes do que descobrir como convencer uma criança a querer comer ou parar com uma crise de birra, de forma alguma a torna uma mãe menos capaz de amar. Isso é apenas uma característica singular sua. Quando mais jovem e antes de ter filhos, dizia que NUNCA ficaria em casa com as crianças porque não acreditava em mulheres que não dão o exemplo de uma mãe que trabalha. E adivinha? Não trabalhei fora de casa por dois anos, e até hoje não abro mão de almoçar junto com minha filha. Então montei minha clínica perto da escola dela e todos dias estamos juntas na hora do almoço! Não há problema em mudar com base nas suas necessidades. Nunca diga nunca.
Há felicidade em mudar para o melhor. E em mudar novamente quando chegar a hora! Esse é o aprendizado!
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Monica-Pessanha/noticia/2020/01/quatro-mudancas-que-podem-acontecer-com-voce-ao-longo-dos-anos-como-mae.html