Meu filho tem quase 3 anos e chora na hora de higienizar os dentes. Já tentei os acessórios temáticos, historinhas, deixei-o escovar os meus dentes... nada funciona.
LUCINEIA FERREIRA, MÃE DE GABRIEL, 2 ANOS
NA BRINCADEIRA
Acho bom verificar com um odontopediatra se o choro é de birra ou se ele sente alguma dor ou irritação causados pela escova ou pasta. Se for apenas falta de costume, vale investir no lúdico. Aqui em casa, desenhamos uma criança com a boca aberta, colamos “dentes” de feijão-branco pintados com canetinha, como se estivessem sujos, e deixamos que o
meu filho os escove.
Para mostrar a importância desse hábito, também explicamos que os “bichinhos” podem atacá-los.
ANDRESSA FARO, MÃE DE LEONARDO, 6 ANO
AUTONOMIA E FAZ DE CONTA
Por aqui, deixamos o meu filho escovar os dentes à maneira dele e depois falamos: “Agora, a mamãe vai dar uma geral, porque vi um bichinho fugindo lá no fundo. Ops, pulou para o outro lado!”.
VIVIANE MEDEIROS, MÃE DE ARTUR JOSÉ, 3 ANOS
OS SEUS E OS MEUS
Conseguimos fazer minha filha mais nova escovar os dentes quando a deixamos escovar os nossos! Eu e meu marido também cantamos a música Escovando os dentes, do Castelo Rá-Tim-Bum.
RAYANE ROCHA, MÃE DE SOPHIA, 6 ANOS, GABRIELLA, 4, E ELENA, 2
MOMENTO DIVERTIDO
Aproveito a hora do banho para ajeitá-lo no meu colo, como se estivesse em uma cadeira de dentista. Vou escovando e brincando com ele. Com carinho e paciência, a hora de escovar os dentes vira um momento de diversão!
EDUARDO COUTINHO, PAI DE HEITOR, 2 ANOS
PALAVRA DE ESPECIALISTA
Sua vez, minha vez...
O hábito da escovação faz parte da criação da rotina de higiene infantil. Como a boca é uma parte do corpo muito sensível em crianças de 0 a 3 anos, que estão passando pela fase oral, é comum que haja um incômodo ou rejeição à escovação. O importante é que os pais persistam e ensinem os pequenos a escovar os dentes, hábito tão importante quanto tomar banho.
Como toda rotina, serão necessárias semanas ou meses até que as crianças se acostumem. O protocolo é começar esse hábito desde a erupção do primeiro dente, com uso de escova com cerdas macias e pasta com flúor.
A escovação deve ser feita três vezes ao dia: pela manhã, depois do almoço e antes de dormir. Isso porque, durante a noite, a temperatura da boca se eleva e o pH da saliva diminui, tornando-se ácido. Um prato cheio para as bactérias.
Há muitas formas de ajudar as crianças a criar esse costume. Dar o exemplo, valorizar os próprios dentes e mostrar a importância de higienizar a boca para os pequenos é uma delas. Músicas e vídeos sobre escovação também são bem-vindos. Ou ter duas escovas, uma para a criança escovar do jeito dela e outra para os pais fazerem a limpeza corretamente.
Continue tentando, vai dar tudo certo!
MARA TAVARES, MESTRE EM ODONTOPEDIATRIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) E CRIADORA DO CANAL SIMPLIFICA ODONTOPEDIATRIA (ES)
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/noticia/2020/01/meu-filho-chora-na-hora-de-escovar-os-dentes-o-que-fazer.html