Friday, January 31, 2020

Choque térmico pode causar tontura e mal-estar

Se o corpo da criança está muito quente, é melhor molhar as extremidades antes de entrar na água fria (Foto: Jonathan Gelber/Getty Images)


 

 


O QUE É CHOQUE TÉRMICO: Trata-se da mudança brusca de temperatura que o corpo sofre passando de um ambiente muito frio para um muito quente ou vice-versa.

“Acontece porque o corpo precisa se adaptar rapidamente a uma mudança térmica. No calor, as veias estão dilatadas (mais largas). No momento em que a temperatura cai de repente, elas se estreitam, dificultando a passagem de sangue. Isso aumenta a pressão sanguínea e o esforço do coração para levar sangue ao corpo todo. É nessa hora que ocorre tontura e mal-estar”, explica Regina Grigolli.

+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães

SINTOMAS: Rosto gelado, pele arrepiada, mal-estar, tremores, tonturas, hipotensão ou hipertensão arterial. As crianças são mais propensas a sofrer choque térmico, porque apresentam uma superfície corporal menor, têm pouca condição de se proteger de temperaturas extremas sozinhas (dependem dos adultos para isso) e apresentam uma dificuldade maior em se adaptar às mudanças bruscas. E quando ocorre um choque térmico pode, ainda, haver uma facilitação para o desenvolvimento de problemas gastrointestinais e respiratórios. “Doenças alérgicas também são sensíveis a temperaturas extremas, aumentando sua incidência”, completa Regina Grigolli.

TRATAMENTO: Se os sintomas apareceram ao mudar de um ambiente quente para um frio, deve-se secar a superfície do corpo da criança e aquecê-la com roupas adequadas; se de um ambiente frio para um muito quente, retirar o excesso de roupas com rapidez. Além de sempre reforçar a hidratação e manter repouso até que a temperatura do corpo se equilibre novamente.

PREVENÇÃO: Segundo a pediatra Alessandra Ramos, se a criança estiver com o corpo bem quente – por conta do sol e calor extremo do verão – e for entrar em uma piscina muito gelada, o mais indicado é fazer isso de forma gradual. “Aos poucos, ir molhando as extremidades do corpo, depois o rosto e não entrar direto. Assim, minimizam-se as mudanças bruscas de temperatura”, explica. Além disso, vale evitar direcionar o ar condicionado ou ventilador diretamente para a criança.


+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

+ Você já curtiu Crescer no Facebook?

+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/01/choque-termico-pode-causar-tontura-e-mal-estar.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...