Uma televisão e um andador. Esses itens foram suficientes para que um pai fizesse sua bebê se sentir em uma grande montanha-russa. O vídeo da menina se tornou viral após ser compartilhado pela usuária NancyGza no Twitter. Na legenda, ela dizia "Quando você não tem idade suficiente para subir na montanha-russa".
No vídeo, de 55 segundos, o pai coloca sua filha em frente à televisão com a imagem de uma montanha-russa e ele simula os movimentos com o andador da filha. A criança se mostra extremamente empolgada com a aventura e dá muitas risadas. Confira o vídeo abaixo, se não conseguir visualizar, clique aqui.
Foram mais de 99 mil compartilhamentos e 403 mil curtidas. Segundo o India Today, a menina se chama Nicole. Nos comentários, outros pais compartilharam experiências semelhantes.
Uma das usuárias colocou o vídeo de sua filha em uma situação semelhante, mas dessa vez a brincadeira não deu certo, pois a menina começou a chorar. No comentário a mãe diz: "meu bebê me odeia".
Alerta
Segundo levantamento da Academia Americana de Pediatria (AAP), os ferimentos relacionados a andadores infantis diminuíram 22,7% nos 4 anos após a implementação do padrão de segurança obrigatório nos Estados Unidos, em 2010, que exige que os andadores sejam mais largos que uma porta padrão e tenham dispositivo de frenagem, por exemplo.
A coordenadora nacional da ONG Criança Segura, Gabriela Freitas, reforça a importância de um estudo dessa magnitude sobre acidentes com andadores, o que ainda não foi feito no Brasil. “Ainda tem gente que usa, afinal, ele continua sendo fabricado. O que eu sinto por meio do contato com as famílias é que já temos muitas pessoas que sabem que é proibido e perigoso, mas ainda há quem defenda, o que está relacionado ao acesso à informação e ao alcance das campanhas”, explica.
Do ponto de vista de acidentes, são dois os principais motivos para o uso do andador não ser recomendado pela ONG: a criança ficaria vulnerável à questão de capotamento e, como ficaria mais rápida, teria acesso facilitado a outras áreas da casa, potencialmente perigosos, como escadas, por exemplo. Fora isso, ainda há toda a questão de saúde, com muitos estudos indicando que o andador não tem qualquer papel real no desenvolvimento motor.
Confira outras formas de se divertir com as crianças:
Se a rotina e o cansaço engolem a criatividade e a disposição para brincar com o seu filho, a busca pelo equilíbrio não deve passar pela culpa. A dica da brinquedista Patricia Camargo, sócia do Tempojunto, é encaixar a diversão na rotina. “Aproveite as janelas de tempo, como o deslocamento de casa para a escola, a espera pela consulta médica ou a fila do caixa do mercado.
O segredo é enxergar a brincadeira de forma ampla, ou seja, não precisa sempre sentar para brincar. Cantar, colar figurinha e não pisar na linha do tapete também é muito legal”, sugere.
Veja mais 5 ideias que se encaixam no dia a dia:
- Desenhar no box do banheiro na hora do banho;
- Descobrir qual é o alimento, de olhos vendados, durante a preparação do jantar;
- Prender o pregador no balde, enquanto você coloca a roupa para lavar ou para estender;
- O clássico “Qual é a música/Complete a música” sempre funciona no carro ou no transporte público;
- Que tal inventar uma dança esquisita, enquanto coloca a mesa (junto com as crianças), ou enquanto dá aquela arrumada na casa?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Diversao/noticia/2020/01/video-pai-viraliza-ao-simular-uma-montanha-russa-para-filha-com-o-andador.html