SINTOMAS: De acordo com a dermatologista Adriana Cairo, se a criança tem predisposição a apresentar alergia a picadas pode ocorrer vermelhidão, inchaço e coceira no local. “Há casos também de hipersensibilidade individual que ocasiona o surgimento de outras lesões, próximo ou distante do local da picada inicial”, completa.
Fique atento às picadas de mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya. Se o seu filho estiver com a temperatura acima de 38,5 graus, se queixar de dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos e apresentar manchas avermelhadas no corpo, provavelmente foi picado pelo Aedes aegypti e atingido pela dengue.
Se as reações forem parecidas com essas, mas a febre for baixa, durar menos tempo – cerca de três a sete dias em comparação à média de três a 15 dias da dengue – e o inchaço nas articulações for significativo, pode ter sido contaminado pela zika. Já a chikungunya não prolonga os sintomas por muito tempo, pode gerar inflamação nas articulações (em mãos e pés) e persistir por diversos meses ou anos.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
TRATAMENTO: Consultar o médico para recomendação de medicamentos adequados – pois para nenhuma das três doenças há um cuidado específico. Geralmente, a medicação é indicada para aliviar os sintomas. É importante a ingestão de líquidos e o repouso (também para evitar a transmissão do vírus).
PREVENÇÃO: As picadas de mosquitos são evitadas pelo uso de repelentes (a partir dos 6 meses), associado ao uso de roupas compridas, mosquiteiro nas camas e telas nas janelas. Já as de marimbondos e escorpiões são evitáveis apenas com a destruição das colmeias e ninhos próximos ao local que a criança costuma frequentar.
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/01/o-que-fazer-se-crianca-picada-por-um-inseto.html