Com menos de um mês para o Natal, é natural que as crianças comecem a ficar ansiosas pela data – e, claro, pelos presentes. Essa ansiedade pode ser sinalizada de muitas maneiras, como uma leve irritação, confusão na rotina e dificuldade para tomar decisões. Para que a celebração não deixe de ser motivo de alegria, é importante que os pais estejam preparados para lidar com isso da melhor forma possível.
O primeiro passo é compreender o que é esperado de cada fase. “Na primeira infância, é natural que as crianças tenham mais dificuldade de lidar com a expectativa, porque o conceito de tempo ainda não foi absorvido”, explica Daniela Prestes, psicóloga do Hospital Pequeno Príncipe. “É prudente que não se fale do evento com muita antecedência e que os pais procurem ajudar essa criança a se situar, seja com um calendário ou explicando quantas noites ela vai dormir para chegar o grande dia. Isso ajuda a criança a lidar com este acontecimento do seu jeito.”
O que também colabora nesta contagem regressiva é prolongar o espírito natalino, em vez de focar apenas em uma noite. Montar a árvore, decorar a casa, escrever a cartinha para o Papai Noel e embrulhar os presentes são algumas atividades que a família pode compartilhar com os pequenos. “É preciso sair do foco do consumo, lembrar a criança de que não se trata da troca de presentes em si, mas de compartilhar, demonstrar afeto. É hora de reforçar o sentido dessa data e retomar o que realmente importa para essa família”, afirma Daniela.
Quanto aos presentes, desde que a criança tenha competência para tal, o ideal é uma conversa franca sobre o que a família pode oferecer. “Para além do monetário, é importante que os pais retomem o comportamento dessa criança durante o ano. Não necessariamente no sentido de ela ter sido comportada ou não, mas para que ela entenda que existe um percurso para conquistar algo. Estabelecer essa noção já ajuda a fazê-la lidar melhor com a espera”, conclui.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Natal/noticia/2018/12/como-diminuir-ansiedade-das-criancas-para-o-natal.html