A gravidez está chegando ao fim, mas antes do nascimento do bebê é hora de preparar as roupinhas. Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, a lavagem das roupas ainda que novas não é frescura ou um simples cuidado passado de mãe para filha. É uma recomendação dos pediatras porque a pele do recém-nascido é bem sensível. Qualquer tipo de resíduo, sujeira ou ácaros deve ser eliminado, já que a imunidade no primeiro mês após o nascimento é diferente das outras fases da vida.
+ 12 truques para organizar o closet
Para ajudar você nessa hora, aqui vão algumas dicas:
Pré-lavagem
- Antes de lavar as roupinhas, corte todas as etiquetas para não correr o risco dela machucar a pele, que é tão sensível.
- Separe as peças por tipo e cores antes de serem lavadas: roupinhas claras, escuras, lençóis, toalhas e mantas. Roupas que soltam fibras, como as mantas e toalhas devem ser lavadas à parte.
- Separe as roupas por tamanho, assim ficará mais fácil organizar depois no armário ou cômoda.
+ Como deixar a casa mais segura para as crianças
Lavagem
- Lave as roupas do bebê (separadamente do restante das roupas da família, claro) com sabão de coco ou neutro, que são menos agressivos.
- Evite usar amaciante ou alvejante, pois eles podem causar alergia na pele do bebê.
- Programe a máquina no ciclo delicado e dê um enxague extra. Esse tipo de lavagem também vale para bichinhos de pelúcia.
- Fraldas e roupinhas que já tiverem sido usadas e estejam manchadas devem ser deixadas de molho com sabão de coco e bicarbonato de sódio por duas horas. Após esse tempo, esfregue as manchas e coloque na máquina, conforme a sugestão de lavagem acima.
Secagem
- Pendure as peças do lado avesso, de preferência na sombra.
- Roupas de lã ou de tecidos muito delicados devem ser mantidas apoiadas sobre algum superfície durante a secagem. Isso porque elas costumam ficar marcadas quando penduradas.
- Tenha cautela ao usar a secadora, pois as roupas podem encolher ou ficar danificadas.
+ Como manter a casa limpa e arrumada sempre
Hora de passar
- Os pediatras são unânimes ao afirmarem que passar a roupa ajuda a prevenir possíveis irritações na pele. Isso porque o calor provocado por ele ajuda a eliminar germes e bactérias. Vale, no entanto, o cuidado de deixar o ferro em temperatura média e faça o teste numa peça velha antes para se certificar de que ele não vai grudar na roupa.
- Depois de passadas, guarde as roupinhas separadas por tamanho.
Gostou das dicas? Então aguarde o post e vídeo que estou fazendo sobre organização das roupinhas!
Rafaela Oliveira é designer de interiores, personal organizer, autora do blog e do canal Organize sem Frescuras no YouTube (Foto: Divulgação)
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Rafaela-Oliveira-Organize-sem-frescuras/noticia/2018/11/os-principais-cuidados-com-roupas-do-bebe-da-lavagem-hora-de-usar.html