Pergunte a uma mãe cujo bebê está irritado e inapetente há vários dias se ela acredita em saltos de desenvolvimento. A resposta, provavelmente, será positiva - já que se se ela buscar "cúmplices" que estejam vivendo a mesma situação, irá encontrá-las experimentando um momento parecido.
Essa é a denominação dada para as aquisições de habilidades funcionais específicas que ocorrem em determinados períodos. O ritmo de desenvolvimento não é constante: há períodos mais acelerados e mais lentos. Acontece que toda vez que o bebê desenvolve uma nova habilidade, ele fica tão excitado e obcecado com a conquista que quer praticá-la o tempo todo, inclusive durante o sono. Um dos "efeitos colaterais" desse trabalho que o cérebro dele está fazendo é que ele não dorme bem.
A consultora de marketing Luisa Brito, 38 anos, já passou por noites de sono agitadas ligadas aos saltos de desenvolvimento. "Por cinco noites seguidas, minha filha Giovanna, 8 meses, acordou a cada 15 minutos aos prantos. Ao buscar uma explicação, me deparei com outras mães enfrentando o mesmo drama em épocas semelhantes. Coincidência ou não, alguns dias depois, ela começou a engatinhar", conta.
Mas os especialistas em neuropediatria não confirmam que os saltos de desenvolvimento aconteçam. "Na maioria das vezes, a noite de sono difícil coincide com a mãe mais agitada ou fora de rotina", defende a pediatra Cátia da Fonseca.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Desenvolvimento/noticia/2018/11/saltos-de-desenvolvimento-existem.html