Ao preparar a mala para a maternidade, as famílias costumam se preparar para permanecer três dias no hospital. Essa costuma ser a média de internação para a observação da mãe e do bebê após o nascimento, estabelecimento da amamentação e recuperação, nos casos em que é preciso realizar uma cesárea. Talvez por isso, o caso de Ísis Valverde tenha surpreendido algumas pessoas. A atriz, que deu à luz Rael, seu primeiro filho, na noite de segunda-feira (19), foi para casa apenas um dia depois, na tarde de terça-feira (20). Tão rápido assim? Ísis teve uma gestação de baixo risco e o bebê chegou em um parto normal, com 3.380 kg e 51 cm.
Afinal, a alta hospitalar em tão pouco tempo depois do parto pode trazer riscos para a mãe e para o bebê? Segundo a ginecologista e obstetra Camila Escudeiro (SP), da Clínica Iluminar (SP), a resposta é não. “Se a gestação é de baixo risco, a mãe está bem orientada e o parto é bem assistido e sem intercorrências, não existe necessidade de uma longa observação em ambiente hospitalar”, explica. A obstetra reforça ainda que sair da maternidade poucas horas depois do parto não exclui a necessidade de uma reavaliação médica após o nascimento do bebê: “Não há problema nenhum em dar alta em tão pouco tempo, mas isso deve ser feito com um acompanhamento. O ideal é que 24 horas depois do parto, a mulher seja monitorada mais uma vez”.
Segundo a profissional, a convenção de que mãe e bebê devem ficar no hospital de 24 a 48 horas se deve à cultura de manter a família em observação para fazer o teste do pezinho - sem falar, em alguns casos, ao interesse dos hospitais em lucrar com os procedimentos realizados. No caso do Sistema Único de Saúde (SUS), Camila acredita que a alta em tão pouco tempo depois do parto só seria possível após uma mudança de estrutura do sistema: “Se os hospitais públicos liberassem as mulheres poucas horas depois do nascimento do bebê, eles infelizmente não teriam estrutura para garantir que essas mães sejam reavaliadas depois de 24 horas, não haveria um controle ou monitoramento”, explica.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Parto/noticia/2018/11/por-que-isis-valverde-foi-para-casa-um-dia-depois-do-parto.html