Friday, November 23, 2018

Com 21 filhos, a mãe da maior família britânica revela sua incrível rotina

A família Radford completa, com os 21 filhos (Foto: Reprodução Instagram)

 

A chegada de um bebê é sempre marcada por descobertas, surpresas e uma avalanche de emoções. Agora imagine passar por isso mais de 20 vezes. Foi o que aconteceu com o casal britânico Sue, 43, e Noel Radford, 47, que no início de novembro deram as boas-vindas ao seu 21º filho, que recebeu o nome de Bonnie. O bebê chegou ao mundo depois de um parto que durou nada mais que 12 minutos!
A família, que mora numa casa de repouso reformada, em Morecambe, no condado Lancashire (Inglaterra), dividiu com o site The Sun como é a puxada rotina na casa de 10 quartos, comprada por 240 mil libras (o equivalente a pouco mais de 1 milhão de reais). Sue Radford, 43, foi mãe pela primeira vez quando tinha 14 anos, portanto, seu filho mais velho irá completar 30 anos. Ele já é pai de uma menina de 16 meses, enquanto a segunda filha do casal Sue e Noel tem outros três filhos. Esses dois filhos mais velhos não moram mais com a grande família, pois têm suas próprias casas. Mas o restante da turma, que segue uma verdadeira escadinha de idades continua por lá. São eles: Chloe, 23, Jack, 21, Daniel, 19, Lucas, 18, Millie, 17, Katie, 15, James, 14, Ellie, 13, Aimee, 12, Josh, 11, Max, 9, Tillie, 8, Oscar, 7, Casper, 6, Hallie, 3, Phoebe, 2, Archie, 14 meses, e Bonnie, com pouco menos de um mês de vida.

Imagine só essa família num restaurante... Os garçons devem ficar perdidos! (Foto: Reprodução Instagram)

 

Momento a sós? Só se for na hora do parto
A essa altura você deve estar se perguntando como eles fazem para dar conta da rotina, afinal, com um ou dois filhos ela já é puxada. Ter um momento a sós, então, deve ser ainda mais complicado. E o casal garante que é mesmo! O casal brinca que a maior “folga” que conseguem tirar dos filhos é justamente quando seguem para a maternidade para ter outro. “É por isso que continuamos tendo eles!”, brincou o pai da turma, Noel. E se considerarmos que todos os dias da semana o casal se envolve com o transporte das crianças para três escolas diferentes, além de uma pré-escola, sendo que três delas têm menos de quatro anos, dá até para dar razão a Noel. Por outro lado, se tem algo do qual o casal não pode se queixar é de tédio: “Nunca há um momento de tédio. É uma casa feliz cheia de risos e adoramos estar rodeados por todos os nossos filhos. As crianças adoram fazer parte de uma grande família também”, acrescenta o pai. Sue acrescentou: "A melhor coisa de ter uma família grande é que você nunca está solitário e as crianças nunca são solitárias.”

São muitos calçados, roupas... manter tudo limpo não deve ser nada fácil (Foto: Reprodução Instagram)

 

Fechando a “fábrica”?
Sue, que passou um total de 811 semanas grávida, disse que isso teria que chegar ao fim em algum momento. E esse era o momento. “Todas as parteiras do hospital estavam perguntando se nos veriam novamente no próximo ano e nós dois dissemos 'definitivamente não'. As roupas da maternidade em breve estarão no lixo. Não vou sentir falta de estar grávida. Vamos apenas continuar a aproveitar o tempo com nossas crianças e a desfrutar os nossos netos." O casal contou ainda sobre o sentimento quando voltavam no hospital com o mais recente bebê nos braços: “Foi uma sensação estranha voltar do hospital pensando que seria a última vez que dirigiríamos da maternidade para a nossa casa. Vamos nos livrar do berço, depois das mamadeiras. Isso irá nos marcar.” Talvez nem mesmo as crianças estejam convencidas de que esse será o último irmão do rebanho. Sophie, também conhecida como “Número Dois”, prevê: "Eles não vão parar em um número ímpar". Já Chloe, a terceira filha do casal, disse: “Eu realmente achei que Archie seria o último, mas alguns meses depois mamãe disse que estava grávida de novo. Eles podem até não planejar outro, mas isso ainda pode acontecer.”

Sue grávida da 21ª filha, que segundo o casal, será a última. Mas ela já tinha dito antes que "fecharia a fábrica". É esperar para ver (Foto: Reprodução Instagram)

 

As atividades e números da família
Na casa dos Radford diariamente são feitas nove lavagens de roupa, o que resulta em 30 garrafas de sabão por mês. Eles também usam quatro rolos de papel higiénico, todos os dias. A alimentação dessa turma sai por 300 libras por semana, o equivalente a 1.500 reais. Em geral, as preparações são as mais rápidas de serem feitas, como massas e ensopados. Mas a “supermãe” não abre mãe de ter os filhos por perto ajudando na cozinha. "Para nós, a cozinha é o coração da nossa casa e as crianças adoram se envolver com a parte culinária.” Todos comem as mesmas comidas, o que já facilita muito a vida dela. “Se tivéssemos que cozinhar três ou quatro refeições diferentes, seria um caos absoluto".
Sue garante que a pior parte não é a lavagem de roupas sem fim mas cim guardar tudo. "Definitivamente, quando você tem muitas crianças, você tem muita roupa e eu não gosto de guardar tudo.”

Cena corriqueira na casa da família Radford (Foto: Reprodução Instagram)

 

Para o transporte dos filhos, Noel dirige um micro-ônibus - o que lhe permite usar as faixas de ônibus para chegar mais rapidamente aos locais. Seis das crianças estão na mesma escola primária, a cerca de 10 minutos da casa da família, e cinco frequentam a mesma escola secundária. As três crianças mais novas, Oscar, Caspar e Hallie ficam em casa com Sue - antes de Oscar visitar a creche à tarde.
Tudo é feito num esquema de produção. E com o banho não seria diferente: ele começa às 18 horas, com as crianças mais novas na cama por volta das 19 horas e os irmãos mais velhos às 21 horas. Sue e Noel disseram que geralmente estão prontos para um merecido descanso na cama às 22 horas. Nada mal para uma casa com tantos filhos, não é mesmo?
Mesmo com a vida de pernas para o ar, o casal faz questão de reafirmar que o fato de terem 20 filhos não fez com que a chegada do 21º fosse menos especial. "É um momento tão lindo quando você traz um recém-nascido para casa e os outros estão todos alinhados prontos para segurá-lo."



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2018/11/com-21-filhos-mae-da-maior-familia-britanica-revela-sua-incrivel-rotina.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...