Tuesday, November 27, 2018

10 maneiras de mostrar aos seus filhos o verdadeiro significado do Natal

Foto para o Natal 2018 (Foto: Reprodução / Instagram)

 

O Natal vai muito além da compra de presentes para amigos e familiares. É uma época para refletir sobre valores e sentimentos como solidariedade e empatia. Mas será que seus filhos sabem disso? Ou para eles O Natal se resume a ganhar presentes e tirar fotos com o Papai Noel? Veja a seguir 10 maneiras de mostrar a eles o verdadeiro significado da data. E isso não tem nada a ver com os presentes:

Leia histórias de Natal
Essa é uma boa forma de envolver toda a família com o espírito natalino. Uma dica é reunir todos no sofá ou na cama na hora de deitar e lerem juntos as histórias, explorarem os personagens natalinos e conversarem sobre o verdadeiro significado da data.

Não encha seus filhos de presentes
Não há problema algum em comprar um ou outro item que seu filho pediu, especialmente se o comportamento dele está bom. Mas comprar presentes demais incentiva o consumismo e faz parecer que só os bens materiais têm importância. Justamente por isso vale conversar com os tios, avós e padrinhos e pedir que em vez de presentes eles deem, por exemplo, experiências às crianças. Vale desde um passeio no zoológico, por exemplo, até sair para comer num lugar legal. Se a preferência for por dar presentes, ensine-o a desapegar de uma peça para que ganhe outra. E vale depois doar os brinquedos a alguma instituição que cuide de crianças.

Veja um coral
Mesmo que você não seja religioso, assistir a um coral amplia o repertório da criança e pode se tornar uma tradição de natal bem emocionante e cheia de significados.

Passe mais tempo como a família
Até mesmo sem nos dar conta, estamos sempre com celulares a postos. Por isso, tirar períodos de qualidade com os filhos, para estar 100% presente interessado no que eles têm a dizer é muito importante. O  período do Natal costuma ser cheio de programações, mas mesmo que seja vendo as vitrines enfeitadas das lojas ou patinando nas pistas de gelo, mantenha sua atenção totalmente focada no seu filho. E o celular no bolso.

Faça artesanato
Criar seus próprios enfeites e lembranças é uma boa pedida para entrar no clima natalino e ainda ajuda a criança a entender o valor das peças feitas à mão, dando mais valor ao trabalho das outras pessoas.

Doe alimentos
Seja para um vizinho necessitado, uma instituição ou um morador de rua, o fato de doar algo que é seu para quem necessita ensina as crianças sobre a importância da solidariedade e empatia. 

Crie tradições
Em vez de ansiar por presentes todo Natal, aguarde ansiosamente as tradições que ele traz. Vale desde assistir um filme especial, ir a um café e tomar seu chocolate quente preferido, levar as crianças para conhecer um lugar novo. Se você ainda não tem uma tradição, essa é a hora de criair a sua. 

Cozinhe com as crianças
Na cozinha você pode se divertir demais com seus filhos, ensinando-lhes uma nova habilidade. Que tal fazer massa de biscoito, verem-os assar e depois embrulhar cada um deles e dar de presente aos amigos e familiares. Essa é uma oportunidade das crianças entenderem também que os alimentos não "nascem pronots" ao abrir um pacote. 

Vá ver as decorações de Natal
Tem coisa mais gostosa do que ver o centro da cidade todo iluminado para o Natal? Esse é um lembrete maravilhoso para as crianças que, mesmo quando as pessoas são diferentes ou não concordam em tudo, elas ainda podem se reunir e comemorar. E o Natal é a época para abrandar as diferenças, se encantar com as luzes coloridas e simplesmente ser feliz.

Escreva cartões de Natal
Faça seus filhos espalharem a alegria do Natal escrevendo cartas para seus amigos e familiares. Eles podem ser mais criativos do que você imagina! E, claro, é uma forma de  mostrar o carinho pelas pessoas que são importantes para vocês. 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Natal/noticia/2018/11/10-maneiras-de-mostrar-aos-seus-filhos-o-verdadeiro-significado-do-natal.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...