O primeiro sorriso verdadeiro do bebê diz muito sobre o seu desenvolvimento. É um sinal de que sua visão melhorou e que ele é capaz de reconhecer o seu rosto. O sistema nervoso amadureceu o suficiente para eliminar sorrisos de reflexo – aqueles que ocorrem pela contração involuntária dos lábios, em geral, nos dois primeiros meses de vida – e ele agora está ciente de que sorrir é uma maneira de se conectar com os outros.
QUANDO ACONTECE
Acredite ou não, o seu bebê já sorriu muito antes de nascer. De acordo com o professor e psicólogo Caspar Addyman, do Goldsmiths College da Universidade de Londres, no Reino Unido, muitos bebês sorriem ainda no útero. Trata-se de um sorriso involuntário – mas não menos irresistível –, um reflexo motor que pode ocorrer acordado ou mesmo dormindo. Já o tão esperado sorriso social deve ocorrer entre dois e três meses e acontece em resposta a algo, como ver o rosto da mãe.
O PAPEL DOS PAIS
O sorriso depende de interação para ganhar significado. Sorrir de volta para um bebê sorridente o ajuda a cair no riso. Caretas e brincadeiras como “Cadê? Achou!” também induzem à reação.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Desenvolvimento/noticia/2018/11/quando-o-bebe-vai-sorrir-pela-primeira-vez.html