Tuesday, September 24, 2019

Redes sociais deixam as mães inseguras, diz estudo

A maioria das mães se comparam às outras nas redes sociais (Foto: Pexels)

 

Não há como negar que as redes sociais facilitaram a vida das mães. Quem nunca consultou um grupo para saber se determinado comportamento é normal? Ou então pediu um conselho ou simplesmente palavras de apoio em um momento difícil?

Mas tudo sempre tem dois lados. Um estudo recente, realizado pela Refinery29.com, revela que a mídia social pode ter um impacto bastante negativo na maneira como os pais se veem. Depois de entrevistar 500 mulheres canadenses, os pesquisadores descobriram que aplicativos como Instagram, Facebook e Twitter fazem as mães se sentirem inseguras em relação à maternidade. 82% admitiram se comparar a outras mães nas redes sociais, e 69% disseram ter insegurança em relação à maneira como encaram a maternidade.

E mais:

- 39% das mães pesquisadas se veem não cumprindo as expectativas em relação ao corpo pós-parto, em comparação com outras mães;
- 38% acreditam que outras famílias se divertem mais do que as suas;
- 30% acham que outras mães têm mais tempo para si mesmas do que elas;
- 53% das mães acreditam que a mídia social fornece uma descrição precisa da maternidade, mas apenas 24% das 'não-mães' concordaram.

Também foram questionados os motivos pelo quais as mulheres postam fotos de seus filhos nas redes sociais. O estudo mostrou que uma em cada quatro mulheres publica fotos de seus filhos todos os dias, e o principal motivo (61%) foi manter amigos e familiares atualizados. No entanto, 52% das mães com idades entre 18 e 35 anos disseram perceber quando os amigos não 'gostam' das fotos dos filhos. 42% das mães entre 36 e 45 anos também admitiram o mesmo. Por outro lado, apenas 5% relataram nunca postar fotos dos filhos, alegando que a privacidade era o principal motivo.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2019/09/redes-sociais-deixam-maes-inseguras-diz-estudo.html