Thursday, September 26, 2019

Os nomes de bebê mais registrados em São Paulo

berçário (Foto: shutterstock)

 

Escolher o nome de um filho, definitivamente, não é uma tarefa simples. Para muitos pais, são meses de reflexão, pesquisa e, até mesmo, consultas com amigos e familiares. Para outros, como Daniela Murgel Bertoncini, o nome já estava definido antes mesmo de o bebê existir. "O do meu primeiro filho, Bruno, 11, já estava escolhido antes de eu engravidar. Sempre quis ter um menino chamado 'Bruno'. O do segundo, que é o Lucca, foi consenso entre eu, meu marido e o Bruno, já que optamos por nomes de origem italiana", conta.

"Acredito que o nome carrega muita energia para a pessoa que o detém", diz Miriam Eleonora Monteiro, que é mãe da Zoey. "Queria um nome curto e que tivesse um grande significado. Zoey é de origem Grega e foi a substituição do nome Eva. O significado dele é o mais bonito: vida", revela. Já Carol Cordeiro nomeou os filhos a partir dos nomes dos próprios familiares. "Meu primeiro filho é o Luiz Eduardo. Luiz, em homenagem aos avós: Luiz Carlos e José Luiz, além do papai que é Luiz Fernando. Meu segundo filho se chama Luca Benedicto. Luca é a junção de Lu (pai) e Ca (eu, mãe). Benedicto por conta da bisavó Benedicta, que era um anjo na Terra", diz.

Mas alguns, como Cibele Marcitelli, só decidiram mesmo na última hora. "Desde novinha, eu queria ter um menino chamado Guilherme. Cresci com isso. Quando descobri que teria um menino, decidi que seria Guilherme. Mas num dia, no shopping, vi três meninos brigando com as mães. Para a minha supresa, os três se chamavam Guilherme! (risos) Não quis mais esse nome! Só escolhi novamente com 7 meses de gravidez, e hoje não me arrependo: É o meu Heitor", diverte-se.

+ Pai torcedor do Corinthians registra filho com nome de Corinthienzo

Veja, abaixo, quais foram os nomes mais registrados durante o ano de 2017 em São Paulo. Os dados foram coletados em registros de nascimento pela Fundação Seade — órgão ligado ao governo estadual.

FEMININO

1º   MARIA
2º   ANA
3º   ALICE
4º   SOPHIA
5º   LORENA
6º   LAURA
7º   VALENTINA
8º   HELENA
9º   HELOISA
10º LIVIA
11º JULIA  
12º ISABELLA
13º MANUELA
14º MANUELLA
15º EMANUELLY
16º ANNA
17º YASMIN
18º SOFIA
19º LARA
20º BEATRIZ

MASCULINO

1º   MIGUEL
2º   DAVI
3º   ARTHUR
4º   JOÃO
5º   PEDRO
6º   ENZO
7º   LORENZO
8º   HEITOR
9º   GABRIEL
10º LUCAS
11º BERNARDO
12º MATHEUS
13º SAMUEL
14º THEO
15º LUIZ
16º GUILHERME
17º GUSTAVO
18º PIETRO
19º FELIPE
20º RAFAEL

Segundo a Fundação Seade, os nomes similares com acentuação divergente — como Julia e Júlia — foram agrupados. Em relação a primeira letra do nome, o 'M' foi o mais escolhido para os nomes de meninas e meninos, seguidos, consecutivamente, por 'A' e 'L'. Já em relação a última letra, mais de 70% dos nomes de meninas registradas em 2017 terminam com 'A'. Já dos meninos, 'O'. E sobre a quantidade de letras, 29,3% dos nomes de meninas registrados em 2017 em São Paulo possuem 5 letras, e 29,7% dos nomes de meninos possuem 6. 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2019/09/os-nomes-de-bebe-mais-registrados-em-sao-paulo.html