Thursday, September 26, 2019

Bebê nasce fazendo 'rapel' pelo cordão umbilical

Maya nasceu quase que pendurada ao cordão umbilical (Foto: Arquivo pessoal)

 

"Sempre sonhei com um parto natural e busquei isso em minha primeira gestação", conta a empresária Tay Pellegrini, 31, de São Pedro, em São Paulo, referindo-se a chegada do primogênito, Líam, 3. "Naquela época, as condições me impediram de ter uma equipe bacana e humanizada me acompanhando. Minha família, apesar de apoiarem o parto normal, não apoiavam essa 'loucura' de parto natural. Fui desrespeitada por toda a equipe e pelo médico plantonista, que me ofendeu a todo momento, dizendo que eu era 'tonta' por sofrer em busca de um parto normal. Fui desestimulada, impedida de andar, comer e beber água. Meu marido foi impedido de estar ao meu lado e, apesar disso tudo, digo com orgulho de consegui! Tive um parto normal — mas longe de natural, longe de humanizado — e levei certo tempo para entender minha experiência e absorver apenas aquilo que foi engrandecedor", conta.

+4 DICAS PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO DE LEITE MATERNO

+ Tipos de parto: conheça 9 e escolha o melhor para você

Mas três anos depois, no dia 11 de setembro, com 39 semanas, a pequena Maya surpreendeu toda a família. "Na foto, o registro da nossa aventureira, numa chegada fenomenal de rapel pelo cordão umbilical", disse Tay. Veja, abaixo, o relato desse parto domiciliar "a jato", cheio de amor e emoção.

Direto para os braços do pai (Foto: Arquivo pessoal)

 

 

PARTO A JATO E CHEGADA DE RAPEL

"O parto foi naturalíssimo, domiciliar e desassistido. Tão rápido que a equipe chegou após o nascimento. Nunca achei que o segundo parto seria tão a jato. Quando descobri que estava grávida novamente, não pensamos duas vezes e mergulhamos de cabeça em busca do parto domiciliar — eu não permitiria, de maneira alguma, que o sistema interferisse novamente no nosso sonho! Dessa vez, não contamos a ninguém sobre a nossa decisão. Com 39 semanas, numa segunda-feira, acordei e fui ao banheiro. Percebi o tampão saindo. Eu poderia jurar que ela nasceria no fim de semana ou na semana seguinte. Pequeno engano! Na quarta-feira, dia 11 de setembro, o dia foi bem estressante. Conversei com a Maya e pedi para que ela não viesse nesse dia, mas a danadinha mostrou que veio pra abalar as estruturas da nossa vida! (risos) Como estávamos sem luz, saímos a noite para comer fora, foi quando senti a primeira contração. Fiquei apreensiva. Logo veio outra e comecei a monitorá-las. Fomos pra casa e meu marido, Paulinho, resolveu o problema da falta de luz. Liguei para as doulas, enfermeiras obstétricas e a fotógrafa. Entrei no banho com meu marido, e ele começou a fazer massagens. A fotógrafa chegou. Veio uma contração dolorida e senti vontade de fazer força. Saí do banho, abri a janela do quarto e me segurei nas grades, soltando meu corpo. Veio outra contração, senti a bolsa em minhas mãos e a cabecinha, a bolsa estourou... Meu marido colocou a mão e sentiu a cabeça dela também e disse: — Amor faz força, empurra. Essas palavras me encorajaram e, na próxima contração, dei tudo de mim. Como mágica, a dor da contração desapareceu e senti uma forte queimação. Ah... o círculo de fogo. A ardência me fez perceber que minha princesa estava chegando. Fiz toda força que consegui e ela saiu inteirinha, de uma vez só. Segurei ela com minhas mãos e meu marido a pegou. Foi a experiência mais louca e extraordinária das nossas vida. Ela veio no momento dela e da forma que Deus planejou. Foi um parto a jato, com apenas 2 horas de duração. A equipe chegou cerca de 15 minutos depois. Ela ficou conosco o tempo todo e logo que nasceu foi para meu peito e ficou mamando por 2 horas. Digo com propriedade que o sucesso do parto vem do preparo psicológico. Essa experiência ressignificou nossas vidas! Nós parimos da forma mais intensa, natural e louca que poderia ter acontecido! A Maya veio do meu ventre para o colo do papai, como sempre sonhei, mas não como imaginei. Para quem tem dúvidas, minha dica é: se entregue, se dispa dos medos e das incertezas, idealize e romantize. Pensamento positivo atrai coisas positivas. Esteja pronta e seja grata, mesmo se as coisas não saírem da forma esperada. Vivemos experiências que servem para evoluirmos. Sempre absorva o aprendizado e se engrandeça com ele. Posso dizer que eu não teria vivido essa experiência grandiosa sem a primeira experiência, que me tornou tão forte e determinada. Hoje entendo o porquê de tudo aquilo que vivi anteriormente."

+ Parto humanizado: "Nem deveria ser o tipo de coisa que devemos optar. Deveria ser praxe"

O irmão acompanhou o parto (Foto: Arquivo pessoal)

 

Maya chegou surpreendendo (Foto: Arquivo pessoal)

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Parto/noticia/2019/09/bebe-nasce-fazendo-rapel-pelo-cordao-umbilical.html