Friday, December 21, 2018

Seu filho deve aprender sobre primeiros socorros. Entenda por quê

Crianças também podem ajudar a salvar vidas (Foto: St Jon Ambulance)

 

 

 

Normalmente, são os pais que se preocupam em aprender sobre primeiros socorros: o que fazer em caso de quedas, ferimentos, engasgos ou afogamentos. No entanto, quase nunca nos preocupamos em instruir os filhos sobre como agir em caso de emergência.

Por sorte, a filha de 12 anos do australiano Rodney Vella, de Victoria, havia concluído recentemente um treinamento em primeiros socorros e provou ser uma verdadeira heroína. "Duas semanas depois de Annalise ter completado o curso, eu acidentalmente cortei meu braço em um moedor e desmaiei, perdendo muito sangue", contou. “Annalise lembrou-se de me colocar na posição de recuperação, ligou para a ambulância e permaneceu calma durante todo o suplício, soube exatamente o que fazer", completou o pai, orgulhoso.

Annalise e o pai, Rodney, após o acidente (Foto: StarWeekly)

Rodney disse que, desde então, Annalise tem usado um aplicativo para crianças, chamado First Aid Action Hero - Herói de ação, em português - que ensina primeiros socorros de uma maneira divertida. "Ela quer reforçar o conhecimento e as habilidades que aprendeu na escola. Minha experiência me mostrou como é vital que as crianças aprendam os primeiros socorros, seja na escola ou por meio de aplicativos. Você nunca sabe quando é necessário salvar uma vida”, provocou.

Annalise foi treinada por uma escola especializada na Austrália, A St John Ambulance. Já o app foi lançado recentemente pela instituição e é um projeto voltado especialmente para crianças em idade escolar primária. De acordo com o CEO da empresa, Gordon Botwright, objetivo é armá-los com as habilidades necessárias para ajudar em uma situação de emergência.

+ Menino ajuda no parto e salva a vida do irmão

Como preparar as crianças para uma emergencia?
Apesar do app não estar disponível em português, a ideia pode ser uma excelente inspiração para que escolas e pais instruam suas crianças. "É sempre interessante ensinar às crianças, desde que em idade de entendimento compatível, a prestar auxílio e conhecer os principais telefones de urgência, como Corpo de Bombeiros, polícia, ambulâncias e principalmente, outro adulto responsável", explicou o pediatra e presidente do Departamento Científico de Emergências da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SP-SP), Sulim Abramovici.

De acordo com o especialista, a partir de 4 anos de idade, dependendo do desenvolvimento, a criança já pode receber algumas noções básicas. "Os procedimentos podem ser transmitidos diretamente pelos pais, pelos professores e nas diversas mídias disponíveis", completou. Afinal, prevenção e informação nunca é demais, certo?

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2018/12/seu-filho-deve-aprender-sobre-primeiros-socorros-entenda-por-que.html