Monday, December 17, 2018

6 maneiras de tornar a sua viagem de carro mais segura

CF301-VIGEM-SEGURA-GettyImages-532097943 (Foto: Getty Image)

 

Semáforo fechado. Uma espiadinha rápida no celular. Nova mensagem na tela. Abre o sinal. Carros avançam devagar, quase parando. Dá tempo de ler. Foi em uma situação como essa que a consultora de vendas Keila Reis, 38 anos, viu-se envolvida em um acidente de trânsito. “Alguém saiu de uma garagem e o carro da frente parou. Encostei na traseira. Só amassou a placa. Sabia que não devia estar mexendo no celular e que poderia ter acontecido algo pior”, diz a mãe de Julia, 7, que estava no banco traseiro.

Keila não está sozinha. Um novo estudo do Hospital Infantil da Filadélfia e da Escola de Enfermagem da Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos) entrevistou 760 pais e descobriu que, nos últimos três meses, metade deles havia conversado ao telefone enquanto levava crianças de 4 a 10 anos no carro. Um terço também lia mensagens e um em cada sete usava redes sociais ao volante. “Infelizmente, não temos dados no Brasil, mas sabemos que o celular causa distração e, assim como o álcool, é um dos grandes vilões dos acidentes de trânsito”, diz Gabriela Freitas, coordenadora da ONG Criança Segura.

Os pesquisadores ressaltam que a melhor forma de evitar o uso do celular ao volante é mantê-lo fora de vista. “Depois do acidente, fiquei com receio e o deixo na bolsa. Assim, não dá para pegar enquanto dirijo. Só uso quando preciso do GPS, e coloco no alto para não desviar a atenção”, diz Keila. O celular não é o único inimigo do volante, seja na cidade, seja na estrada – privação de sono e falta de revisão do veículo também podem causar acidentes.

Veja as dicas do Detran-SP para uma viagem de carro segura:

1) Faça uma revisão no carro
Certifique-se de que o veículo está em perfeito estado. Pneus e estepe devem estar em boas condições de uso, nem lisos, nem carecas, e com a calibragem adequada.

2) Atenção ao trajeto
O motorista deve respeitar os limites de velocidade, obedecer à sinalização das vias e manter distância segura dos demais veículos. É importante também obter o máximo possível de informações sobre o trajeto a ser realizado para evitar surpresas.

3) Cinto de segurança
Deve ser utilizado por todos os ocupantes do veículo. Os automóveis fabricados a partir de 1999 precisam ter o acessório de três pontas também para os passageiros do banco traseiro. Nos veículos mais antigos, é permitido o uso do cinto abdominal.

4) Cadeirinha ideal
Toda criança com até 10 anos de idade precisa ser transportada no banco traseiro, usando o cinto de segurança. De 0 a 12 meses no bebê conforto; de 1 a 4 anos na cadeirinha; e de 4 a 7,5 no assento de elevação. Confira se os acessórios estão instalados corretamente.

5) Se beber, não dirija
Dirigir após ingerir bebida alcoólica coloca em risco a vida não apenas do condutor, mas de todos à sua volta. Por isso, jamais dirija após beber, nem permita que pessoas próximas tenham esse tipo de conduta.

6) Sono e direção não combinam
O descanso é fundamental para uma viagem tranquila e segura, principalmente em passeios de longa distância. Uma noite bem-dormida aumenta a atenção do motorista durante todo o trajeto. Se possível, é recomendável evitar viagens à noite, período em que a visibilidade é menor e o risco de acidentes, maior.

Rodapé Instagram OK (Foto: Crescer/ Editora Globo)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Seguranca/noticia/2018/12/6-maneiras-de-tornar-sua-viagem-de-carro-mais-segura.html