Wednesday, December 19, 2018

Como aproveitar as férias para criar o hábito de brincar

Casal jovem brinca com filho (Foto: Hinterhaus Productions/gettyimages )

 

Brincar se aprende. Esse recado é para você principalmente. E consideramos esta uma ótima notícia. Porque quando mães e pais nos procuram tristes, quase desolados, dizendo que não sabem ou não gostam de brincar com os filhos, a gente sempre dá esta novidade: você provavelmente já brinca, mas não sabe.

Como o conceito de brincadeira vai bem além de sentar na frente de um brinquedo, nós todos temos o que é necessário para brincar com os filhos. Dá para resumir em uma pequena frase: “Vontade de sorrir”.

Você sorri com música? Brinque cantando e dançando com seu filho. É um filme que te faz sorrir? Que tal recriar a cena mais legal com seu filho? Esportes te fazem sorrir? O que acha de chutar uma bolinha com o pequeno, ou apostar uma corrida rapidinha até a porta de casa? Já sei. Você sorri com um bom gibi. Ou com aquela piada que viu na rede social? Que tal pesquisar uma piada para contar a seu filho na hora do jantar?

E a chegada das férias escolares é uma ótima oportunidade para criar o hábito de ter um tempo junto com seu filho e brincar.

Porque as crianças estão por um período mais longo em casa, mesmo, não é? E quem sabe você também conseguiu alguns dias de folga.

Independentemente de vocês programarem passeios e viagens neste verão, planeje momentos de brincadeiras com as crianças. Um pouquinho por dia. E você verá a diferença.
Um jogo de dados. Uma amarelinha. 15 minutos (bom, talvez 30 minutos!) E no final das férias, tudo vai dar certo, e você terá criado um hábito tão gostoso que vai manter durante o resto do ano.

Reflexões de Ano Novo

Resolvi acabar esta coluna com os dados de um estudo para servir de incentivo e reflexão de Ano Novo. Outra vez, muito mais para nós, pais e mães que para as crianças.

Lááááááá em 1968, os pesquisadores George Land e Beth Jarman aplicaram em 1.600 crianças entre 4 e 5 anos, um teste que a NASA aplicava para identificar os engenheiros e cientistas mais criativos e inovadores.

98% destas crianças se saíram muito bem no teste. Chegaram a ser consideradas gênios.
Os cientistas, super entusiasmados, resolveram ampliar a duração do teste. Voltaram às mesmas crianças cinco anos depois. Mas o índice havia caído para 30%. Outros cinco anos se passaram, e somente 12% das mesmas crianças, agora com 15 anos, respondiam com indicadores de criatividade e inventividade.  Provavelmente, elas começaram a “esquecer” como brincar.

Num recente vídeo que eu vi com George Land, ele evoluiu seus estudos e agora o conselho que ele dá aos adultos é se permitirem recuperar suas crianças de 5 anos. “A criatividade e inventividade virão junto. Elas não deixaram de existir. Só estão adormecidas”.

E como trazer este seu “eu” de 5 anos? Brincando. Então, bóra aproveitar as férias das crianças para uma boa brincadeira. Fará bem para seus filhos. E muito bem também para você.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Patricia-Camargo-e-Patricia-Marinho-Tempojunto/noticia/2018/12/como-aproveitar-ferias-para-criar-o-habito-de-brincar.html