Thursday, December 27, 2018

Minha filha tem 5 anos, mas fala como bebê. Devo me preocupar?

lanche; menina (Foto: Thinkstock)

 

Minha filha tem 5 anos, mas fala como bebê. Devo me preocupar?
Hannah Fernandes, via Instagram

A aquisição da fala é um marco muito importante para o desenvolvimento infantil. Antes de 1 ano, os bebês se expressam com sílabas. Depois, começam a formar palavras e, na sequência, frases. Aos 3 anos, já se expressam bem e o progresso segue em frente, de tal forma que, aos 5, já têm um vocabulário mais amplo e não falam mais como bebês. Por isso, não é interessante que sua filha persista se comunicando dessa forma. É como se ela tivesse parado de progredir. É importante que você tente entender as causas que estão fazendo com que ela não se expresse de acordo com a idade. Converse com o pediatra dela. Ele conhece as circunstâncias e características específicas da sua família e irá orientar vocês corretamente.

Dra. Ana Maria Escobar (Foto: Guto Seixas / Editora Globo)

 

Rodapé Instagram OK (Foto: Crescer/ Editora Globo)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Ana-Maria-Escobar/noticia/2018/12/minha-filha-tem-5-anos-mas-fala-como-bebe-devo-me-preocupar.html