Quando é, de fato, formada a personalidade de uma criança: próximo ao nascimento ou mais tarde, nos primeiros anos de vida? Cientistas da Universidade Estadual do Michigan (Estados Unidos) ficam com a segunda opção.
Eles acompanharam dois grupos, com crianças de 3 e 4 anos, e observaram como elas se comportavam na presença de colegas de classe. Ao perceber que as mais extrovertidas e proativas eram quase sempre imitadas por seus colegas e amigos, chegaram à conclusão de que traços de personalidade podem ser “contagiosos” entre os pequenos.
“O cérebro aprende imitando e repetindo. É normal e esperado que a criança reproduza atitudes de pessoas ao seu redor e que isso, de alguma forma, vire um padrão de comportamento”, explica a psicóloga e pedagoga Simone Lavorato (DF).
Segundo ela, é nessa faixa etária que o desenvolvimento cerebral está a todo vapor e ficamos mais vulneráveis a esses estímulos externos. “Os exemplos dos pais e das pessoas próximas podem modelar, sim, a personalidade da criança. Por isso, o papel da família é o de sempre verificar a qualidade desses exemplos e, se for preciso, repensar essa socialização”, finaliza.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Desenvolvimento/noticia/2021/03/exemplo-dos-pais-e-dos-amigos-podem-modelar-personalidade-das-criancas.html