Ele é natural e esperado, mas pode ser um incômodo e tanto no primeiro trimestre da gestação. “No comecinho da gravidez, a progesterona aumenta muito e aí vêm os enjoos, o mal-estar e as náuseas, mas a tendência é que essa sensação vá diminuindo depois das 12 semanas”, explica a obstetra Carla Kikuchi, do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP). A boa notícia é que com algumas mudanças simples na rotina dá para amenizar o desconforto e curtir essa fase com mais tranquilidade. Mas não custa lembrar: se o enjoo for exagerado e prejudicar a alimentação, é hora de acender o sinal de alerta e conversar com o seu médico.
Alimentação fracionada
Quando os níveis de glicemia caem, os enjoos tendem a aparecer. Um jeito de driblar isso é fracionar a dieta, evitando ficar mais de duas ou três horas sem comer nada. Fique atenta também a temperos fortes, frituras e doces, que agravam o desconforto.
Hidratação na medida
Tomar água é fundamental na gestação, mas não vá com muita sede ao pote: ingerir muito líquido de uma vez só pode piorar a digestão e agravar a sensação de mal-estar. Beba, sim, água, sucos naturais e água de coco, mas sempre aos poucos, e em pequenas quantidades.
Rotina matinal
Os enjoos costumam ser mais frequentes pela manhã. Por isso, depois de acordar, espere uns 15 minutos antes de escovar os dentes. Enquanto isso, faça o desjejum com alimentos mais “secos”, como torradas, maçã ou bolachas.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/03/3-maneiras-de-aliviar-o-enjoo-na-gravidez.html