Friday, July 10, 2020

Estudo aponta que bom relacionamento com os pais afeta desempenho das crianças em matemática

Ciência revela as causas da ansiedade da matemática (Foto: Pexels)

 

Um estudo publicado nesta quarta-feira (8) pela Escola de Psicologia da Universidade de Sussex, no Reino Unido, aponta que o progresso de alunos do sexto ano em matemática pode estar associado ao bom relacionamento das crianças em casa e à escolaridade dos pais.

De acordo com o levantamento, o desempenho na disciplina de alunos com relacionamento harmonioso com seus pais foi um terço maior em comparação com as crianças cujos relacionamentos são mais difíceis. Especialistas acreditam que isso se deve à atenção dada pelos pais aos filhos.

Além do impacto da relação pais-filhos, o nível de escolaridade dos pais também foi observado no estado. “Uma relação pai-filho mais harmoniosa, maior envolvimento dos pais nas atividades escolares no sexto ano e maiores qualificações educacionais dos pais foram associados a melhores notas de matemática, e foram associados a crianças progredindo a uma taxa mais rápida”, diz Danielle Evans, pesquisadora em matemática da Universidade de Sussex.

"A compreensão de quais fatores na infância têm impactos negativos na trajetória de obtenção da matemática ajudará a possibilitar estratégias para mitigar as dificuldades que muitos adultos têm com a matemática”, completa a pesquisadora.

Medo dos números?

Um estudo publicado em 2018 já demonstrou que mais de três quartos (77%) das crianças, mesmo as que têm muita habilidade com os números, sentem certa ansiedade em relação à matemática. Medo, raiva e até desespero caracterizam a chamada “ansiedade matemática”, que influencia diretamente nas emoções e na capacidade de desenvolvimento da criança em relação à disciplina.

Mas por que isso acontece?

As razões mencionadas pelos entrevistados vão de notas baixas a comparações negativas com colegas ou irmãos. Mas independente da razão, especialistas citam a importância de pais e professores manterem a tranquilidade na hora de lidar com a disciplina. "Enfrentar sua própria ansiedades pode ser o primeiro passo para ajudar seus filhos ou alunos", orienta Denes Szucs, do Departamento de Psicologia da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Outra dica é nunca diga às crianças que você "também é ruim em matemática". Isso transmite uma mensagem de que "ser ou não ser bom" na matéria é uma condição inata e que não há o que possamos fazer para mudar isso. O que não é verdade. Veja outras dicas

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2020/07/estudo-aponta-que-bom-relacionamento-com-os-pais-afeta-desempenho-das-criancas-em-matematica.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!