A matéria da CRESCER sobre perfis que estavam aterrorizando as crianças foi destaque no Encontro com Fátima Bernardes, exibido no dia 29 de junho. No último mês, a Polícia Civil de Santa Catarina divulgou um alerta para pais de crianças e adolescentes sobre perfis em redes sociais com o nome de Jonathan Galindo. As páginas – cujas fotos são montagens que se parecem o personagem ‘Pateta’, da Disney - estariam assustando os menores com conteúdo de terror e mensagens que podem induzir ao suicídio.
Durante o programa, a delegada Patrícia Zimmermann fez um alerta aos pais e uma mãe relatou a experiência do filho com um dos perfis, que também se identificam com variações do nome Jonathan Galindo. A delegada enfatizou que é muito importante que os pais tenham controle do conteúdo acessado pelos filhos na internet e pediu para que as vítimas denunciem. "Ele começa a mandar imagens, desafios e eles fazem que eles [crianças e adolescentes] cliquem em um link e, quando está na conversa privada, ele começa".
No programa, mãe de uma criança de 10 anos, que teve a identidade preservada, também fez um relato sobre o contato do seu filho com um dos perfis. "Há uns 10 dias, meu filho perguntou se podia dormir no meu quarto. Estava trêmulo e com muito medo. Eu comecei a perguntar e veio uma crise de pânico que foi muito feio de ver. Aí, ele disse que, pela manhã, viu um vídeo em que um perfil de Jonathan Galindo mandava o meu filho se jogar de um prédio".
Confira a reportagem completa no vídeo abaixo:
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Seguranca/noticia/2020/07/crescer-e-destaque-no-encontro-com-fatima-com-materia-sobre-perfil-que-aterroriza-criancas-na-internet.html