Além das redes públicas e privadas de ensino do Distrito Federal, algumas escolas particulares de São Paulo fecharam as portas temporariamente por causa do coronavírus. Em enquete feita pela Crescer com 354 pais nesta quinta (12), 8% dos participantes relataram que as aulas dos filhos estão suspensas por causa da pandemia.
Também nesta quinta (12), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) emitiu nota desencorajando o fechamento de escolas, faculdades e escritórios que não tem casos confirmados da doenças. ”O fechamento de escolas pode levar a várias famílias a terem que deixar seus filhos com seus avós, pois seus pais trabalham”, diz a nota da SBI. “Nas crianças, a COVID-19 tem se apresentado de forma leve e a letalidade é próximo a zero; já no idoso, a letalidade aumenta muito. No idoso com mais de 80 anos e comorbidades, a letalidade é em torno de 15%. Portanto o fechamento de escolas em cidades em que os casos são importados ou a transmissão é local pode ser prejudicial para sociedade! Esta orientação é dinâmica, podendo ser modificada, conforme a evolução da epidemia, particularmente nas cidades e estados em que a epidemia evoluir para transmissão comunitária”.
Confira as instituições em que as aulas estão suspensas e a previsão de retorno:
- Rede pública e privada do Distrito Federal
Previsão de retorno: 16 de março
Motivo da suspensão: O Distrito Federal tem 2 casos confirmados de coronavírus. "A situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no DF", diz o decreto da suspensão, assinado pelo governador Ibaneis Rocha.
- Vera Cruz, São Paulo
Previsão de retorno: Duas turmas suspensas sem data de retorno confirmada
Motivo da suspensão: Um pai de dois alunos está com coronavírus. Os irmãos não frequentam as aulas desde terça-feira (10). "Reforçamos as medidas de cuidados com higiene pessoal, limpeza e desinfecção em toda a escola", informou, em nota, a instituição.
- Colégio Avenues, São Paulo
Previsão de retorno: 16 de março
Motivo da suspensão: Um estudante do 7º ano que viajou para o Colorado no feriado de carnaval testou positivo para COVID-19. “Quando o aluno começou a se sentir mal, a família buscou atendimento médico, seguindo nossa recomendação. Felizmente, apesar do resultado positivo para coronavírus, o estudante já está se sentindo bem e se recuperando em casa”, disse a instituição em nota. “Decidimos fechar nosso campus durante toda esta semana, dando às nossas equipes o tempo necessário para alcançar o nível de limpeza estipulado a fim de reduzir a probabilidade de transmissão do vírus quando reabrirmos o campus”.
- Maple Bear Vila Olímpia, São Paulo
Previsão de retorno: 16 de março
Motivo da suspensão: O pai de um dos alunos testou positivo para Covid-19. “O aluno em questão não apresenta sintomas, porém, de forma também preventiva, realizou exames para avaliação detalhada. Devido a alta demanda de exames, o laboratório não forneceu o resultado nesta quinta (12). Dessa forma, as aulas de sexta (13) também serão pontualmente suspensas, até a escola receber o resultado do exame”, informou em nota a Maple Bear. A rede informa ainda que não identificou casos suspeitos em outras unidades, cujas aulas seguem normalmente.
- FIAP School. São Paulo
Previsão de retorno: 23 de março
Motivo da suspensão: ”Apesar de não termos nenhum caso confirmado de Covid – 19 confirmado, entendemos a importância de tomar ações no sentido de prevenção, precaução, e cuidado com a saúde e segurança de todos os membros da nossa comunidade e da nossa sociedade”, declarou a instituição em nota.
- Colégio São Francisco Xavier, São Paulo
Previsão de retorno: 18 de março
Motivo da suspensão: ”O novo cenário hoje, posto em relação ao COVID-19, tornou-se mais agravado.”, disse, em nota, a escola. "Ainda segundo o Ministério da Saúde, em São Paulo está localizado o maior número de casos confirmados da doença. Em decorrência desses dados, deliberamos pela suspensão de atividades no Colégio nos dias 16 e 17 de março de 2020, segunda e terça-feira, respectivamente, podendo ser ampliada a quantidade de dias".
Escolas que suspenderam, mas já retomaram as atividades:
- Global Me, São Paulo
Dias de aula suspensa: 11 de março
Motivo da suspensão: Familiar de um aluno testou positivo para Covid–19. A criança ficará 16 dias sem frequentar presencialmente a escola. “A escola fechou sua operação dia 11 de março, com dois objetivos: higienizar o espaço coletivo de acordo as normas da Anvisa – que recomenda neste caso a etiqueta hospitalar; e orientar seu corpo de funcionários às melhores práticas para recebimento das crianças na escola, reforçando as medidas já adotadas de conduta diária. No dia seguinte, 12 de março, a escolha voltou às suas operações normalmente”, disse, em nota a instituição.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2020/03/escolas-suspendem-aulas-por-causa-do-coronavirus.html