Thursday, March 12, 2020

Coronavírus: "Neste momento, não há razão para pânico em SP ou medidas extremadas", diz Dória

Em coletiva, Dória, Uip e Covas falaram sobre combate ao coronavírus (Foto: Reprodução/ Facebook)

 

João Dória Jr., governador de São Paulo, Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o médico infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus no Estado de São Paulo, falaram à imprensa sobre o enfrentamento da pandemia, em uma coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (12), no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Estadual. Segundo o governador, pelo menos, por enquanto, não há recomendação oficial para cancelar eventos públicos ou fechar escolas, neste momento. "Não há razão para pânico, neste momento", afirmou. 

 

Uip explicou que o grupo de médicos, pesquisadores e professores da Contingência ao Covid-19, comandado por ele, trabalha com diferentes cenários e acompanha a evolução dos casos a cada instante para fazer a recomendação de que medidas deveriam ser tomadas. "Por enquanto, com 46 casos, não faz sentido. Mas essa é uma resposta válida para agora, para hoje. Amanhã, tudo pode mudar. A contenção pode acontecer a qualquer momento", afirmou o médico. 

Apesar não haver qualquer recomendação oficial para fechar estabelecimentos, suspender aulas ou cancelar eventos públicos, há um aconselhamento para que pessoas dos grupos de maior riscos, como pessoas com mais de 60 anos, com problemas de imunidade ou em condições de comorbidade, ou seja, com doenças pré-existentes, evitem aglomerações. Caso não seja possível evitar, é necessário reforçar as medidas de higiene, lavar as mãos antes e depois, usar álcool em gel, tossir ou espirrar em um lenço descartável e jogá-lo no lixo, usar o braço para cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, etc. 

"É preciso ter sempre bom senso, equilíbrio e amparar as decisões no campo da saúde e no campo sanitário. Lidamos com vidas, atitudes e atividades. Não é razoável, de maneira precipitada, paralizar um Estado com quase 46 milhões de pessoas. Isso tem um impacto muito grande na vida, no destino, na renda das pessoas. Uma medida como essa deve ser adotada com fundamento claro e na hora correta", disse Dória. "A decisão mais fácil é decretar. É fechar. Mas o caminho que desejamos é o amparado na avaliação dos especialistas", completou. 

As autoridades disseram ainda que o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, vem a São Paulo amanhã para se reunir com o Secretário de Saúde do Estado e o Secretário de Saúde do Município. No encontro, os dados serão discutidos, antes de um debate sobre a necessidade de novas ações, diante do cenário que se apresenta atualmente. A maior parte dos casos confirmados no Brasil está na capital paulista. Em seguida, deve ser marcada uma nova coletiva para divulgar possíveis mudanças de estratégia na contenção do vírus. 

Estado e Prefeitura anunciaram medidas em execução neste momento para lidar com a pandemia de coronavírus. Entre elas, estão a criação de mais mil leitos de Unidades de Terapia Intensiva, distribuídos pelo Estado. Na próxima terça-feira, segundo Uip, representantes de todos os hospitais se reunirão para definir mais detalhes. Ao todo, hoje, o Estado conta com 7.200 leitos de UTI. "O Estado está pronto para o enfrentamento de qualquer cenário, neste momento", garantiu o infectologista. "São Bernardo está pronto para ter 40 leitos de UTI e mais um hospital, um pronto-socorro, que vai ser inagurado nos próximos dias. Então, esse hospital poderá ser rapidamente transformado num hospital de atendimento para essa prioridade mundial", diz. 

Ainda durante a coletiva, David Uip confirmou a veracidade de um áudio do médico Fábio Jatene, do InCor (Instituto do Coração), sobre o coronavírus. Na mensagem, o especialista fala de uma reunião que teve com o próprio Uip e outros especialistas e demonstra preocupação com o números de leitos de UTI disponíveis para lidar com a crise. "Ele fala ali com a cabeça de cirurgião e não de planejamento. Cirurgião cardíaco é assim, pontua, interpreta e resolve", conta. "Isso não se instala imediatamente. Os números que mencionamos sobre a necessidade de leitos vão evoluindo", explica. "O InCor tem uma unidade de terapia intensiva para insuficiencia respiratória, que treinará todas as unidades de insuficiências respiratórias do Estado de São Paulo. Ela foi criada para um momento como este", disse. 

 

 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/Saude-e-Beleza-dos-pais/noticia/2020/03/coronavirus-neste-momento-nao-ha-razao-para-panico-em-sp-ou-medidas-extremadas-diz-doria.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!