Existem mais de 7 mil idiomas no mundo. Como será que nossos ancestrais descobriram que os ruídos que fazemos com a boca podem ser usados para se comunicar?
Uma pesquisa feita pelo trio de cientistas Manuel Bohn, da Universidade Stanford, nos EUA, Gregor Kachel, da Universidade de Leipzig, e Michael Tomasello, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária, ambos na Alemanha, presenciou o surgimento de uma linguagem simples desenvolvida por crianças entre 4 e 6 anos. O conceito é semelhante a um jogo de charadas. As crianças foram divididas em dois grupos e colocadas em salas diferentes, ligadas por uma conexão de vídeo, sem som. Elas tinham de adivinhar uma palavra ou conceito por meio de uma linguagem de sinais. Os pequenos foram capazes de construir um “vocabulário” de gestos físicos em menos de 30 minutos.
“O mais interessante foi perceber o uso do repertório de gestos quando os papéis se inverteram, ou seja, quem estava adivinhando teve de passar a informação. Esses resultados mostram que sistemas de comunicação podem emergir rapidamente da interação social”, observa o psicólogo Bohn, um dos autores.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2020/02/criancas-sao-capazes-de-reinventar-comunicacao-mostra-estudo.html