Lançados há cinco anos e esgotados em todas as livrarias, os livros Boas Vindas, Bebê – 1 (do nascimento aos três meses de vida) e 2 (dos três meses aos dois anos), da pediatra Ana Maria Escobar, acabam de ganhar uma edição atualizada e ampliada.
Atenta aos avanços da ciência e às mudanças do comportamento humano, a médica sentiu necessidade de atualizar os conteúdos já existentes e ainda acrescentar alguns tópicos relevantes nos dias atuais, como a questão da importância das vacinas, dos laços afetivos, o uso indiscriminado da tecnologia no dia a dia das crianças, entre outros temas que afetam o desenvolvimento infantil. Ela fala mais sobre o processo de atualização a seguir:
Como foi revisitar os livros que foram lançados há cinco anos e fazem tanto sucesso até hoje?
Estou sempre em contato com o conteúdo desses livros no consultório porque minha prática é exatamente essa. Então, foi muito interessante revisitá-los, porque eu pude perceber o que realmente mudou nos últimos cinco anos.
Como surgiu a necessidade (e a vontade) de atualizar os conteúdos?
A gente brinca que medicina é uma ciência de verdades transitórias. Eu abria os livros e olhava algumas coisas, recebia novas demandas dos pais e percebi que era necessário atualizá-los. Acredito que isso vai ter de acontecer sempre, porque a vida vai mudando, as
pessoas e o mundo também. Precisamos estar sempre atualizados e, claro, manter os pais e responsáveis cientes das informações corretas.
Quais são os principais tópicos que sofreram alterações?
Quase todos os capítulos receberam alguma mudança. O capítulo de vacinas, em especial, foi modificado, já que o calendário vacinal é uma das coisas que mais mudam, de acordo com as doenças que surgem e com a reincidência de outras, no caso do sarampo. Quando
escrevi a primeira edição, praticamente não existia essa enfermidade na cidade de São Paulo e no Brasil. Agora, estamos vivendo uma epidemia. Assim também como apareceram outras doenças, como zika, chikungunya e microcefalia, que foram incluídas no livro. Tudo isso
exigiu alterações. O uso de telas também merece atenção. Nos últimos tempos, o hábito aumentou bastante e está preocupando os pais.
A mensagem que os livros passam para as famílias continua a mesma?
Sim, o recado aos pais segue a mesma linha: tenham calma, confiem em vocês mesmos, sigam os seus instintos porque, geralmente, isso dá certo. A informação sobre saúde é importante para complementar tudo isso. O livro procura confortar os pais e mães, avós e avôs e cuidadores e oferecer informação para que eles se sintam mais seguros.
Se pudesse dar apenas um conselho para um casal que acabou de ter o seu primeiro filho, o que diria?
Não se apavorem, não fiquem inseguros e confiem nas orientações do pediatra. Assim, a vida vai seguindo e a fase mais difícil, que são os primeiros três meses do primeiro filho, vai ser vencida com êxito. Depois, tudo fica mais fácil.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/02/ana-escobar-lanca-nova-versao-de-livro-e-diz-estamos-vivendo-uma-epidemia-de-sarampo.html