Saturday, February 15, 2020

Mães ainda se sentem desconfortáveis ao amamentar em público, diz estudo

aos poucos a amamentação tende a ir entrando nos eixos. Se a criança está saudável, não há motivos para preocupações (Foto: ThinkStock)

 

Apesar de toda a luta das mulheres para fazer com que a amamentação seja algo natural em espaços públicos, a maioria das mulheres ainda se sentem desconfortáveis em alimentar seus filhos na frente de desconhecidos. Elas costumam usar um pano para cobrir as mamas, criando, dessa forma, um "ambiente privado". A conclusão é parte do estudo "A percepção da mulher sobre os espaços para amamentar: suporte na Teoria Interativa de Amamentação", publicado na última edição da Revista Mineira de Enfermagem.

A pesquisa qualitativa foi coordenada por Cândida Caniçali Primo, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e ouviu 30 mulheres na maternidade de um hospital universitário capixaba. “Isso mostra que temos um problema cultural, que é preciso trabalhar na sociedade o olhar de que o peito da mulher que está amamentando é o peito de uma mãe provendo nutrição”, disse, em entrevista à Agência Bori. Para ela, o sucesso da amamentação também depende do ambiente onde ela acontece. “O espaço público ainda é algo a ser conquistado. Não se tratam de leis – elas existem no Brasil e dão total legalidade à amamentação nesses espaços. A questão é o conforto da mulher”, afirma.

O estudo, desenvolvido no âmbito do projeto de extensão “Amamentar”, da Ufes, ressalta ainda os benefícios já comprovados pela ciência do leite materno: ajuda no desenvolvimento rápido da criança, aumenta a resistência imunológica e a segurança emocional. “É por isso que precisamos trabalhar nessa construção social que mostre que amamentar é algo natural, que é importante para o bebê até os seis meses de vida dele”, finalizou.

+ 10 roupas que facilitam a amamentação

O QUE DIZEM AS MULHERES NAS REDES SOCIAIS?

A CRESCER perguntou às mães nas redes sociais: "Você se sente completamente confortável ao amamentar em público?". Veja algumas das resposas.

"Não, preferia lugares mais tranquilos. Meu filho ficava agitado com o ambiente e todos ficavam olhando com aquele pensamento cheio de julgamentos" (Grasy Roberta Pavini)

"Não, mas amamento, fazer o que?" (Gabriela Campos)

"Não, acho que amamentar é um momento entre mãe e filho, portanto, não amamentei em público. Além disso, não deixei de ser mulher, portanto não expus meu corpo" (Maíra Griecco)

+ "Rede de apoio é o mundo conspirando a favor da amamentação"

"Sim, quando eu amamentava meus filhos, não estava nem aí: amamentava empurrando o carrinho do mercado ou onde estivesse, se meus filhos pediam" (Tania Yuka)

"Eu não! Sempre achei que este era um momento meu e do meu filho! Nada contra quem amamenta em público, mas eu nao me sentia confortável!" (Tatiana Torrecillas Jaconis)

"Eu me sentia muito mais confortável amamentando há nove anos atrás. Agora, vendo como a mente do homem é pervertida, me sinto menos a vontade. Porém, não deixo de amamentar em público e nem tampar com fraldinha, afinal, sei que estou fazendo a coisa certa para minha filha" (Josi Bordin)

"Não, para mim, a amamentação é um ato super natural, porém, não consigo agir naturalmente e me sentir confortável ao colocar o seio para fora em público. Mas o conforto do meu filho em primeiro lugar, minhs timidez em segundo e o julgamento alheio em vigésimo quinto! (risos)" (Neizi Magalhães)

"Sim, amamento de boa, sem vergonha" (Michelle Brambilla)

"Sentia muitas pessoas olhando, mas o prazer era tanto de me sentir a única fonte para os meus filhos, que só olhava para eles curtindo o momento" (Monica Ranieri)

+ Sucesso da amamentação pode ter influência cultural, diz estudo



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Amamentacao/noticia/2020/02/maes-ainda-se-sentem-desconfortaveis-ao-amamentar-em-publico-diz-estudo.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!